1º Encontro Formativo do Apostolado do Mar na América aconteceu na Guatemala

Do dia 22 a 25 de agosto na Guatemala, aconteceu o 1º Encontro Formativo do Apostolado do Mar na América, que contou com a presença de 23 participantes, vindos da América Central Guatemala, El Salvador, Costa Rica e Honduras. Também estiveram presentes o bispo da Guatemala Dom Victor Hugo Palmae e o bispo Dom Domingos Hueso.

A equipe que coordenou o encontro formativo com a temática do apostolado do mar, estava composta por capelães, leigos, diretores dos centros Stella Maris e peritos procedentes dos seguintes países: Brasil, México, Peru e Costa Rica.

O Pe. Matteo Luison, Secretário Executivo da Pastoral da Mobilidade Humana da Conferência Episcopal de Guatemala junto de sua equipe, coordenaram o Workshop com foco na promoção e ativação dos centros Stella Maris nos diferentes países da América Central que ainda não existem.

O tema foi extremamente importante para todos os presentes, considerando a urgência na implantação das casas Stella Maris como espaço de apoio, acolhida fraterna e humanizada aos marítimos, gentes do mar, pescadores e suas famílias que por vezes vive em situação de vulnerabilidade social.
Foi possível alcançar grandes avanços na criação dos Centros de Apoio. A experiência de trabalho incluiu visitar o Porto de São José em Quetzal, localizado no departamento de Escuintla no Pacífico Guatemalteco.

Confira os temas abordados no encontro:
• Fé do Mar: fundamentação bíblica do Apostolado do Mar;
• Origem e História do Apostolado do Mar, origem das Casas do Stella Maris e a atual realidade do Stella Maris na América Latina e Caribe;
• Atual Indústria Marítima;
• A Realidade Laboral dos Marinheiros e o Papel dos Sindicatos (ITF);
• O papel do Stella Maris na atenção aos pescadores artesanais e suas famílias; e
• Experiências pastorais com outros grupos: caminhoneiros, estivadores, turistas, gentes portuárias e as perspectivas e desafios na América Central.

Os orientadores foram Pe. Lorenzo Mex Jiménez, Fundador do Centro Stella Maris Progreso e também atual Presidente do Comitê de Bem-Estar da Gente do Mar em Progresso, Yucatán no México, o atual Diretor Dr. Antonio Guillermo Buenfil, bem como os Padres Scalabrininos Samuel Fonseca Torres, Coordenador do Stella Maris para a América Latina e Caribe, José Juan Cervantes Diretor da Pastoral dos Migrantes em Guadalajara, Jalisco no México, o ex-capelão do Stella Maris Buenos Aires, Pe. Fernando Acosta Medina e o Padre Gustavo Meneses Diretor Nacional do Centro Stella Maris Costa Rica.

A formação finalizou no dia 26 de agosto, com a visita nas instalações do Porto São José em Quetzal na Guatemala, com a presença da comunidade de pescadores artesanais e também com a visita à Sede da Aeronáutica. A missa de encerramento foi celebrada por Dom Victor Hugo Palma e transmitida pelas emissoras de TV locais e demais redes sociais.

Pe. Samuel Fonseca Torres, CS
Coordenador Regional do Stella Maris para a América Latina e o Caribe.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria.

Concordo