Você conhece a devoção à Nossa Senhora Mãe dos Migrantes?

Nossa Senhora Mãe dos Migrantes é como uma estrela que mostra o caminho para todo cristão, principalmente o migrante, em qualquer lugar da Terra. E sua invocação, sob esse título, é símbolo de consolo, esperança e solidariedade fraterna.

Desde o início do cristianismo, a Mãe de Deus nos conduz até à Terra prometida, onde somos tratados com dignidade. Esse percurso é feito hoje por cada irmão(a) que deixa sua pátria em busca de sobrevivência, fugindo da morte prematura, causada pela perseguição ou pela desigualdade social, produtora da miséria em seu país.

É sobre fé que vamos conversar neste post! Fé e devoção àquela que tem um dos maiores títulos dado a um ser humano: Mãe de Deus. Aqui venerada como Nossa Senhora dos Migrantes. Conheça a história dela.

Origem da Imagem 

A Mãe de Deus tem mais de mil títulos, porém alguns deles são mais conhecidos e venerados, por exemplo Nossa Senhora de Fátima. No entanto, há um título muito singular que vamos conhecer mais a fundo agora.

Como não invocá-la como a Mãe dos Migrantes quando todos nós o somos, seja por descendência ou por necessidade! Essa devoção, no entanto, teve origem na Itália, mas difundiu-se da Argentina para o mundo.

A entidade civil “Bontà Francescana”, integrada por nobres, artistas e profissionais; fundada pelo Pe. Ermínio de Treviglio, sob o belo lema “só a bondade torna mais linda e preciosa a vida” conservava uma imagem original de Nossa Senhora dos Migrantes.

Então, através de uma amizade entre o Presidente da Associação Argentina Amigos da Itália e o seu amigo na Itália, solicitaram ao Cardeal Montini  (futuro Papa Paulo VI) um quadro ou fotografia da imagem de N. Srª. Mãe dos Migrantes para fazer, no país, uma réplica destinada ao culto. 

Dessa forma, começa a peregrinação da imagem às terras argentinas, lugar onde Nossa Senhora Mãe dos Migrantes ganharia o seu primeiro Santuário.

Peregrinação da Imagem de Nossa Senhora dos Migrantes

A Mãe de Deus está sempre a caminho, assim como seu Filho, e não se cansa de caminhar para exercer sua maternidade. Dessa forma, a Argentina foi quem recebeu, pela primeira vez, a imagem de Nossa Senhora Mãe dos Migrantes.

Em peregrinação pelo mar, transportada em um transatlântico, com todas as honras de Rainha, a imagem chegou a Buenos Aires no dia 16 de novembro de 1956; peregrinou a diversas cidades e regiões do país, sendo aclamada e aplaudida por uma multidão, a maioria deles imigrantes e descendentes de migrantes. 

Mas seu pouso definitivo foi melhor que sua chegada, uma vez que, tendo percorrido muitas cidades, finalmente retornou a Buenos Aires exatamente na noite do dia 01 de dezembro, vésperas do dia universalmente consagrado como “Dia do Migrante”.

Dessa forma, Nossa Senhora Mãe dos Migrantes foi acolhida com emoção e festa pelo povo, autoridades civis, eclesiásticas e militares, diplomáticos de vários países e expressivas representações de numerosas coletividades estrangeiras.

Enfim, o Santuário!

“Dizem coisas gloriosas da Cidade do Senhor…”, assim declara o Salmo 87 e a cidade do Senhor, por excelência, é a Virgem Maria. Nela começou o Evangelho, nela o Espírito Santo fez morada e o Verbo se encarnou.

Por isso, e pelos motivos que a própria Palavra de Deus diz, Nossa Senhora merece o reconhecimento e a morada digna da Mãe do Filho de Deus. E assim aconteceu com a Imagem peregrina de Nossa Senhora Mãe dos Migrantes. Ela foi entronizada na Catedral Metropolitana de Buenos Aires, onde ficou até 11 de julho de 1957.

Mas a Providência Divina, que visitou o coração de João Batista Scalabrini - o pai dos migrantes - quis unir Nossa Senhora Mãe dos Migrantes a um dos seus filhos muito ilustre, por uma mesma causa. 

Logo, no dia 11 de julho de 1957, a imagem foi oficialmente entregue aos Padres Scalabrinianos. Eles a colocaram como padroeira de sua paróquia, no Altar-mor da Capela (da Av. Almirante Brown, na Boca), até que depois ela passou a ocupar seu trono definitivo, no lindo Santuário erguido em Catalinas Sur.

Representantes da Mãe dos Migrantes!

Deus, em sua paternidade, não se esquece de nenhum de seus filhos, principalmente os mais necessitados. Dessa forma, suscita e envia homens e mulheres para realizarem sua obra de salvação e atender aos apelos do povo em cada tempo da história.

Em vista de um grande projeto a favor dos migrantes, nasceu a Congregação dos Missionários de São Carlos, filhos espirituais do bem-aventurado João Batista Scalabrini - o pai dos migrantes. 

Embora esse chamado tenha nascido em meio a uma grande dor para os migrantes italianos, na época (século XIX) em que fugiam da miséria na qual se encontrava o país, o carisma scalabriniano tornou-se instrumento de esperança e consolo para todos os irmãos evadidos de sua terra natal.

E hoje a Congregação presta um serviço amoroso aos irmãos migrantes, de forma que somos considerados especialistas no cuidado e acompanhamento deles. Esta entrega, esta dedicação total nos diferencia das demais congregações, que também dão sua contribuição a favor dos irmãos mais necessitados.

Mas é o Papa Francisco quem nos encoraja a continuarmos a missão hoje: 

“Trata-se de encontrar estradas sempre novas de evangelização e de proximidade, a fim de realizar com fidelidade dinâmica o seu carisma, que os coloca a serviço dos migrantes”.

Leia mais sobre os migrantes! 

Nossa Senhora dos Migrantes, rogai por nós!

Nossa Senhora caminha com a humanidade e com aqueles que oferecem sua vida a favor do projeto de salvação de seu Filho Jesus Cristo. É a ela que recorremos agora:

Maria, aceitando ser a Mãe do Salvador, vos tornastes mãe da família migrante: visitastes Isabel para servi-la, fostes a Belém para Jesus nascer, fugistes ao Egito para Jesus salvar, voltastes a Nazaré para Jesus crescer.        

Maria, Mãe dos Migrantes,  abençoai os vossos filhos e filhas que andam à procura de uma pátria ou lugar, que lhes dê a casa para viver e um trabalho para sustentar a família.       

Mãe dos Migrantes, iluminai-nos neste andar à procura dos bens materiais para que, a exemplo da Família de Nazaré, encontremos o caminho que nos conduza à verdadeira Pátria, a casa de Deus Pai. Amém.

Que tal uma novena à Nossa Senhora dos Migrantes:

Devocionário a Nossa Senhora dos Imigrantes - Reze confiantemente com este devocionário pedindo as graças da Mãe dos Migrantes

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria.

Concordo