No dia, 14 de abril de 2023, nos escritórios da Missão Paz em SP, aconteceu a reunião dos Centros de Estudo da Região Nossa Senhora Mãe dos Migrantes (RNSMM): Pe. Paolo Parise, CS, e do leigo José Carlos Alves Pereira, representando o Centro de Estudos Migratórios (CEM) e os Padres Sidnei, CS, Dornelas e Pe. Ildo Griz, CS, representando o Centro de Estudos Migratórios Latino-americano. O encontro contou ainda com a presença do Superior Regional, Pe. Alexandre Biolchi.
Sem uma agenda pré-estabelecida, a reunião teve como objetivo discutir a realidade dos centros de estudo RNSMM e a necessidade de colaboração mútua entre o CEM e o CEMLA.
Na ocasião, foram abordados os seguintes temas:
- A memória histórica e o enorme progresso feito nos últimos anos pelo CEM na abordagem da realidade da migração, especialmente no Brasil: publicações (Revista Travesía), produção de reflexão através de grupos de estudo e da sede do observatório nacional de migrações, espaços físicos apropriados, biblioteca de referência, visitas monitoradas, defesa e advocacy em coordenação com agências estatais e organizações da sociedade civil, organização de simpósios e seminários, parcerias com universidades, pesquisas e publicações, e recuperação de documentos históricos da Congregação.
O CEM tem uma rica história de pessoas comprometidas, ideias inovadoras, respostas criativas e muito trabalho árduo por parte dos protagonistas desta bela história.
Por outro lado, os participantes da reunião fizeram uma análise da situação real em que o CEMLA se encontra atualmente. O Centro de Estudos das Migrações da América Latina em Buenos Aires precisa ser reestruturado. Para isso, a curto prazo, são propostas as seguintes ações:
- Formação de uma nova equipe de trabalho, composta de um diretor administrativo, um diretor acadêmico e uma nova secretária assistente administrativa.
- Contratação de uma consultoria externa para avaliar, sugerir e planejar o CEMLA.
- Coordenação de ações para o trabalho conjunto com o CEM.