CURSO DE ATUALIZAÇÃO EM PIACENZA

O curso de Piacenza tem a finalidade de conhecer de perto a realidade de fundação da congregação fundada por Jõao Batista Scalabrini. Nesse curso se visita a catedral de Piacenza onde está a tumba do fundador, com seu corpo conservado. O encontro aconteceu na Casa Mãe, uma estrutura que Scalabrini construiu para que se formasse os primeiros missionários. Também é visitado alguns espaços importantes para a congregação como no norte da Itália confira os lugares: a Basilica di Sant'Antonino aonde foram enviados os primeiros missionários para as Américas; a cidade de Como, onde Scalabrini fez a sua primeira experiência pastoral como pároco; a cidade de Fino Mornasco onde Scalabrini nasceu e também lugares significativos para a Congregação, como o Seminário de Bassano del Grappa, um dos primeiros lugares onde se formaram a maioria dos missionários e a Casa de Idosos em Arco.

A formação realizada em Piacenza é direcionada ao próprio Carisma Scalabriniano, proporcionando àqueles que participam, voltar à origem do carisma, através do Museu que está na Casa Mãe, através dos relatos dos primeiros missionários, olhando in loco as fotos, os documentos, os livros, as experiências e todo o acervo que está dentro do museu mostrando um pouco da história e da realidade da congregação.

Os padres scalabrinianos que participaram do encontro foram: Pe. Rafael Adriano da Silva, animador da teologia, Pe. Jean Gaby Louis, vigário em Santiago, Chile de origem haitana, Pe. Martinus Deporasi Nato, indonésio e agora vigário em Manaus, Brasil, Pe. Fernando Acosta Medina, trabalha na Conferência Episcopal em Lima, Peru e Pe. Adriano Pires, animador vocacional residente em Passo Fundo, Brasil.

O coordenador do curso de Piacenza é o Pe. Mariano Cisco, membro da Direção Geral da Congregação e Superior Geral da Formação.

Confira abaixo as fotos dos participantes da Região Nossa Senhora Mãe dos Migrantes.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria.

Concordo