Dia Mundial do Refugiado

O dia 20 de junho foi instituído pela ONU (Organização das Nações Unidas) o Dia Mundial do Refugiado. Nessa data todos são convidados a refletir sobre esse tema humanitário que tem tomado grande destaque nos últimos anos.

O imigrante é todo aquele que sai de seu país ou cidade para viver em outro e tem a escolha de quando e como o fazer, já o refugiado é isento dessa escolha. O refugiado solicita asilo em um país, ou seja, ele solicita a permissão para viver em outro país por motivo de força maior que o impossibilita de ficar em seu país de origem.

A identidade da Congregação dos Missionários de São Carlos - Scalabrinianos está em plena sintonia com o carisma de serviço de acolhida e de acompanhamento com os refugiados e migrantes de todo o mundo.

É valido recordar que existem os refugiados de guerras, refugiados políticos, refugiados climáticos, por crises sociais, além das econômicas que provocam colapsos no modo de vida da população. Segundo a Agência Brasil, o número de refugiados no mundo em 2022 alcançou a marca inédita de 100 milhões e a guerra entre a Ucrânia e a Rússia foi uma das causas para elevação desse número.

Em virtude desse crescente número, os Missionários Scalabrinianos se adequaram aos novos tempos para acompanhar os novos migrantes, com as casas de acolhida e os centros de apoio que trabalham a reinserção social e laboral, articulações com as pastorais de mobilidade humana, centros de atenção aos marítimos (Stella Maris), entre outras diversas obras espalhadas pelo mundo.

Conheça o trabalho dos Missionários Scalabrinianos na Região Sul-Americana Nossa Senhora Mãe dos Migrantes (Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai, Peru e Uruguai) que atendem diretamente aos migrantes e refugiados:

16 Casas de Acolhida ao Migrante e Refugiado
10 Centros de Atenção ao Migrante e Vulneráveis
4 Escolas
4 Unidades do Stella Maris
5 Rádios

Quer fazer parte? Entre em contato conosco: faleconosco@scalabrinianos.com

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria.

Concordo