Encontro entre Scalabrinianos, SIMN e Organizações Internacionais define estratégias para aprimorar serviços oferecidos

Entre os dias 1 e 6 de julho, integrantes da Rede Internacional Scalabrini de Migrações (SIMN), Centros e Casas de Acolhida Scalabrinianas, Stella Maris e Organizações Internacionais se reuniram em São Paulo para discutir a situação das pessoas que necessitam de proteção, especialmente aquelas expostas a formas de trabalho escravo e redes de tráfico de pessoas.

Nos dois primeiros dias do evento, aconteceram workshops de formação sobre os desafios atuais dos refugiados, migrantes e marinheiros e, também, sobre elementos estratégicos e como melhorar os serviços voltados a essas pessoas em mobilidade. Nos outros dias, estratégias de respostas aos desafios foram debatidas entre os participantes.

Conforme o Superior Geral da Congregação Scalabriniana, Pe. Leonir Mário Chiarello, CS, a finalidade do evento é o fortalecimento institucional entre as redes Scalabrinianas, SIMN e Organizações Internacionais: “Precisamos colaborar e fortalecer por meio do espírito de sinodalidade e estarmos sempre atentos aos novos desafios para que o nosso compromisso de Igreja não seja apenas com os destinatários da atenção da Igreja, mas como participantes de uma Igreja que caminha e, nós, caminhamos com eles”.

No evento também foram abordadas as realidades enfrentadas pelos pescadores e os mecanismos para proteger e promover os direitos trabalhistas desses grupos.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria.

Concordo