
Nos dias 26, 27 e 28 de abril de 2024, a Juventude Scalabriniana (Juves) reuniu aproximadamente 200 participantes com idade mínima de 13 anos. O 13º Encontro Internacional teve como tema ‘O amor é sempre jovem’ e foi realizado em Guaporé, Rio Grande do Sul. O evento é uma das atividades que os jovens têm de fortalecer o carisma scalabriniano e a acolhida.
De acordo com informações do integrante da Juves, Henrique Vendramin Pittol, 19 anos, morador de Lajeado e assessor da Juves de Nova Bréscia, todos os encontros são desenvolvidos a partir de temáticas relacionadas ao lugar do jovem no mundo e na Igreja, levando em consideração o período tecnológico, social, histórico e cultural que estão inseridos.
Com base na temática trabalhada nesta edição, os organizadores pensaram em momentos de escuta, reflexão, conexão e diversão a partir de pequenas palestras, rodas de conversa, dinâmicas, música e dança. Tudo foi construído como uma grande série de streaming, onde cada momento é resultado ou motivação para o próximo acontecer.
Quando falamos sobre a importância do evento, os organizadores explicam que muito além de um espaço para fortalecer a fé e se conectar com Deus, o Encontro é solo fértil de tudo aquilo que forma, fortalece e transforma o ser humano: “Amizades são construídas, sonhos e desafios são compartilhados e propósitos são alinhados. Mais do que catequisar e dialogar sobre o Carisma Scalabriniano, o Encontro se torna palco da prática e da ação contínua que é ser um jovem católico no mundo. Sem deixar de mencionar o alcance e a partilha com a comunidade e as famílias acolhedoras, que marcam a vida de cada jovem pela experiência única que é ser migrante acolhido pelo amor”, finaliza Henrique.
A Juves reúne integrantes de diferentes cidades da região Sul do Brasil e de São Paulo, além de jovens do Paraguai. O intuito é reunir aqueles que se identificam, vivem e estão ocupados em propagar o carisma de São João Batista Scalabrini.
O Encontro deste ano contou com a participação de jovens das cidades gaúchas: Dois Lajeados, Encantado, Guaporé, Nicolau Vergueiro, Nova Bassano, Nova Bréscia, Serafina Corrêa e Vespasiano Corrêa, do Estado de São Paulo e diversas cidades do Paraguai, o que possibilitou aos jovens o contato com as diferentes culturas.