No dia 20 de junho marcou outro Dia Mundial do Refugiado, um dia de reconhecimento do valor dos refugiados e da sua enorme contribuição à sociedade boliviana.
Nesse contexto, no dia 18 de Junho de 2022, na Plaza Villarroel, em Vila Fátima, sob o lema “Construir o futuro com refugiados e migrantes”, realizou-se a Feira de Empreendimentos Econômicos de Desenvolvimento para pessoas refugiadas e migrantes de diferentes nacionalidades, residentes no departamento de La Paz.
O objetivo da feira era mostrar a interculturalidade dos povos e tornar visível a contribuição dos refugiados e migrantes para o desenvolvimento econômico da Bolívia. Através de diferentes atividades econômicas na gastronomia, na confeitaria, no cabeleireiro, na joalharia, entre outras, foi reforçado o processo de inserção laboral e sociocultural de familiares refugiados e migrantes, acompanhado pela Fundação Scalabrini Bolívia, instituições do Estado, a Igreja e instituições da sociedade civil boliviana. Para celebrar esse Dia Mundial do Refugiado, a comunidade pacenã se fez presente, consumindo produtos elaborados pelos empreendedores, mas também, para apoiar aqueles que tiveram que fugir de situações extremas e estão reconstruindo suas vidas neste país.
“Construir o futuro com os refugiados e migrantes significa também reconhecer e valorizar o que cada um deles pode contribuir no processo de construção de um mundo onde todos possamos viver com dignidade e paz”. (Papa Francisco, 108ª Jornada Mundial do migrante e do refugiado 2022). A feira de empresas desenvolvidas pelos refugiados e migrantes foi organizada pela Comissão Nacional dos Refugiados (CONARE), o Vice-Ministro da Descolonização e Despatriarcalização e a Fundação Scalabrini Bolívia (FUSB), com o apoio da Agência das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), a Organização Internacional para as Migrações (OIM), Direção Nacional de Migrações (DIGEMIG), Ministério da Saúde, Ministério da Educação, Defensoria do Povo e instituições da sociedade civil.
Participaram da feira, famílias refugiadas e imigrantes empreendedores em gastronomia, confeitaria, cabeleireiro, barbearia, residentes no Departamento de La Paz. Os produtos em exposição nas 50 bancas montadas para o bom funcionamento da feira incluíram:
1. Da linha gastronômica: Arroz chinês, arepas, pabellón criollo, patacones, parrilla, hamburguer, frango, pizzas, fricasé, entre outros.
2. Da confeitaria: arroz com leite, hayacas, tequeños, bolo de 3 leites, pão de presunto, variedade de doces, bolo de abóbora, cupcakes, ponche de crema, bebida típica de natal, variedade de bolos típicos, bolinho de chuva com sabores bolivianos.
3. Dos Serviços: cabeleireiro, barbearia e beleza em geral.
Clique abaixo e confira as fotos em nossa galeria: