
Na véspera do dia 08 de dezembro, na Solenidade da Imaculada Conceição, a ️Noite das velas ️, também conhecido como "Alumbrado", foi celebrado em Santiago do Chile, uma festa tradicional e muito conhecida na Colômbia, onde as famílias iluminam as ruas com milhares de velas ou luzes.
O missionário scalabriniano, Padre Isaldo Antônio Bettin, nos contou como começou a tradicional celebração colombiana em Santiago: "Em 2018 havia cerca de 20 a 100 pessoas e pouco a pouco foi crescendo, no ano da pandemia a festa foi suspensa, no ano passado (2021) havia cerca de 1500 pessoas e este ano (2022) comemoramos com 2500 a 3 mil pessoas no Parque Gustamante, em frente à Paróquia de Nossa Senhora de Pompéia.

No parque, fizemos a parte cultural com uma orquestra de música colombiana, um coro de música natalina e também rezamos o terço. Na parte gastronômica do evento, a comunidade da paróquia ofereceu no salão paroquial, comidas típicas da Colômbia, como buñuelos (um doce parecido com bolinho de chuva), natilla (pudim estilo colombiano), bebidas, entre outras opções."
A noite das velas reúne famílias, vizinhos, a comunidade e celebra com a oração do terço e o acendimento das velas para os parentes vivos ou falecidos. É um momento muito familiar e muito sentido por toda a comunidade colombiana. Uma festa cultural, gastronômica e religiosa que inicia as celebrações de dezembro para a chegada do Natal.
Confira as fotos das celebrações em nossa galeria: