
Os Missionários de São Carlos – Scalabrinianos da Região Nossa Senhora Mãe dos Migrantes, unidos aos coirmãos da Província São João Batista e à Rede de Casas do Migrante Scalabrini, manifesta sua solidariedade com os familiares das vítimas de mais uma tragédia que atinge os migrantes, desta vez, com inúmeras mortes causadas por um incêndio acontecido no Centro de detenção de migrantes em Ciudad Juarez no México, ocorrido no dia 27 de março de 2023.
Perderam a vida 39 migrantes e outros 29 ficaram feridos. Todos estavam detidos no Centro de detenção em Ciudad Juarez, conhecido como “Estância migratória” do Instituto Nacional de Migração (INM) sob a responsabilidade do governo federal mexicano. Que crimes teriam cometido esses migrantes? Nada, além do sonho próprio dos pobres que procuram um lugar onde sobreviver. E o que encontraram? Uma casa de acolhida? A solidariedade de um Estado que deveria proteger as pessoas, mesmo que não fossem nacionais? Não, encontraram primeiro a rejeição, a detenção e depois a morte.
A via-sacra destes migrantes começou muito antes, quando tomaram a decisão dolorosa, mas corajosa, de deixar seus países, vagando por diferentes fronteiras para, com sorte, poder entrar no “país dos sonhos”, os Estados Unidos. Muitos sequer conseguiram passar a barreira mexicana, cuja política migratória é pouco clara e transparente.
O ato de migrar não deveria ser crime em nenhum lugar do mundo. Migrar deveria ser um direito sempre, assim como o direito a escolher não ter que migrar. O migrante não é criminoso apenas por migrar. O migrante é um ser humano, digno, com direitos e deveres. O migrante, apenas por migrar, não pode ser condenado, confinado e desrespeitado em seus direitos fundamentais e, muito menos, deveria perder a vida pelos caminhos da migração.
Finalmente, unimo-nos ao repúdio ao desrespeito à pessoa do migrante, cujo resultado mais uma vez resultou em mortes de seres humanos. Unimo-nos à luta da Congregação Scalabriniana no México e demais instituições que procuram defender integralmente os migrantes e buscam políticas migratórias humanas e, mais uma vez, lamentamos profundamente a dor pelas perdas humanas dos migrantes.
Pe. Alexandre De Nardi Biolchi, CS
Superior Regional
Confira ainda a entrevista do Padre Juan José, responsável pelo Centro Scalabriniano de Pastoral Migratória no México: https://www.youtube.com/watch?v=gGRycug8RuQ
Créditos imagem: Reuters