A cada início de ano, os Padres Scalabrinianos presentes na Argentina e Uruguai, seguem a tradição de se reunir durante três dias para um momento de retiro espiritual. Neste ano, o tema de fundo foi a sinodalidade na vida religiosa e presbiteral, sob a orientação do Pe. Rodolfo Capalozza, da Congregação dos Padres Palotinos.
“Sínodo é o modo de ser Igreja. Caminhar juntos não é um consenso, mas um caminho de discernimento. Quer dizer que juntos se descobre a Vontade de Deus. O discernimento comunitário é o que se dá na Igreja sinodal”, refletia o pregador.
Reunidos na Casa Scalabrini em Merlo, de 1º a 3 de março, os Padres tiveram tempo para refletir e rezar, guiados pelas orientações do padre pregador. Três momentos fortes de oração, os quais eram muito caros a São João Batista Scalabrini, se destacaram durante o retiro: a Santa Missa, o rosário e a Via Sacra.
Assim como Jesus, precisamos ter um olhar de contemplação, enfatizou o Pe. Rodolfo: “O olhar de Jesus, em primeiro lugar, é um olhar contemplativo que olha o bem que existe nas pessoas. Seu olhar é redentor, busca salvar a pessoa. ” Misericórdia e compaixão são as duas bases que sustentam a sinodalidade da Igreja.