A história da Missão Scalabriniana no munícipio está intimamente ligada à migração brasileira para o Paraguai, especialmente na década de 1970. Em 1975, o Pe. Florindo Guiggi, CS, então pároco de Santa Rosa celebrou as primeiras Missas em Naranjal, embaixo de lonas improvisadas e árvores, dando início à vida religiosa da comunidade local.
Em 1976, a comunidade deu os primeiros passos para se organizar religiosamente, com a formação de uma comissão para a construção de locais religiosos. Esse esforço culminou com a inauguração do salão multiuso e a entronização da imagem de Santa Catalina, padroeira da comunidade, em 1978. No ano de 1980, a presença oficial dos Missionários de São Carlos foi formalizada com a bênção da casa das Irmãs Scalabrinianas pelo bispo Dom Agustín Van Haaken. Durante a década de 1980, o Centro de Formação, a casa de catequese e o salão para festas foram construídos com a dedicação dos missionários e da comunidade local.
A história continuou com marcos importantes, como a inauguração de uma nova igreja em 1992, a elevação de Naranjal a município em 1991 e o fortalecimento da Paróquia de Santa Catalina. No decorrer dos anos, o espaço se expandiu e, em 2013, uma nova casa paroquial foi inaugurada, permitindo maior acolhimento à comunidade.