Entre os dias 5 e 7 de abril de 2024, a Pastoral do Migrante de Santa Catarina esteve reunida em Florianópolis, para o VI Encontro Regional, que teve como objetivo proporcionar um espaço de partilha e reflexão, tendo em vista a questão migratória no estado, a articulação local da pastoral do migrante em cada Diocese e os serviços oferecidos aos migrantes. O encontro contou com a participação de representantes da Arquidiocese e de mais seis Dioceses.
Além do aprofundamento sobre a temática da migração, as (arqui)dioceses apresentaram os trabalhos realizados junto aos migrantes: aulas de português, acolhimento com orientações e direcionamento aos órgãos públicos competentes, casas de acolhida, encaminhamento ao mercado de trabalho para possível contratação, missas em outros idiomas, encontros de formação e assessoria jurídica e psicológica.
Sobre a partilha que as Dioceses fizeram, Maria Eduarda Dias Wilwert, coordenadora do Escritório Scalabrini de Atenção ao Migrante (ESAM) e participante do encontro, afirmou: “Foi muito importante para que pudéssemos compreender os serviços que cada Diocese oferece aos migrantes e trocar experiências com elas. Pude notar que o serviço do Escritório Scalabrini de Atenção ao Migrante (ESAM) vai de encontro às necessidades diocesanas do Regional Sul 4 apresentadas no encontro e agora, sabendo dessas necessidades, podemos ampliar nossa tenda através de formações e encontros de capacitações com os interessados para lutar pelos direitos dos migrantes e possibilitar um atendimento mais humanizado através da Pastoral do Migrante. Acolher, proteger, promover e integrar são verbos que precisam ser colocados em prática e não ficar apenas na parte técnica do serviço de escritório.”
Durante o encontro, ainda foi apresentada a 39ª Semana do Migrante, que em 2024 tem como tema: “Migração e Casa Comum” e lema: “Alarga o espaço da tua tenda (Is 54,2)”.
Segundo Pe. Alfredo Gonçalves, CS, Assessor Teológico do Serviço Pastoral dos Migrantes (SPM) e assessor do VI Encontro Regional, este evento reuniu representantes de cada Diocese para refletir sobre o tema das migrações, bem como sobre a Pastoral do Migrante a partir da Doutrina Social da Igreja e do "pai dos migrantes", São João Batista Scalabrini.
O Coordenador da Pastoral do Migrante Regional Sul 4 e também Coordenador da Missão Scalabrini de Florianópolis, Padre Gabriel Battistella, CS, lembra que: “Na peregrinação, além do preparo físico, da escolha do percurso, é sempre importante perceber quem está caminhando conosco e também partilhar a vida com quem está ao nosso lado. A metodologia do peregrinar foi o que norteou o nosso encontro. Encontramo-nos para avaliar o caminho feito, para refletirmos sobre a nossa realidade e as dificuldades que nos assolam e assim podermos caminhar com mais esperança, com passos mais assertivos, seguindo a nossa missão na construção de pontes, sendo luz na caminhada do nosso irmão, ou seja, alargando a tenda. O encontro foi de fundamental importância para avaliarmos o caminho feito até aqui, para atualizarmos os nossos conhecimentos sobre a migração e para percebermos como devemos proceder na nossa missão desse ano junto aos nossos irmãos migrantes. Retornamos para nossas Dioceses bastante motivados. Não estamos sozinhos. Somos uma rede, caminhamos juntos. Saímos com vários encaminhamentos, sobretudo, o de prepararmos a 39ª semana do migrante.”
A organização agradeceu a presença das (Arqui)Dioceses e também dos parceiros que possibilitaram a realização do encontro: Serviço Pastoral dos Migrantes (SPM), ADVENIAT, Instituto Comunitário da Grande Florianópolis (ICOM) e o Regional Sul 4 da CNBB.
Texto produzido com informações de Samantha Dias, Secretária executiva da Pastoral do Migrante (Missão Scalabrini de Florianópolis).