Pe. Edvaldo Pereira é nomeado vice postulador da Causa de Beatificação de Pe. José Marchetti

Em 1º de fevereiro de 2023, o Postulador Geral da Causa de Canonização do Venerável Pe. Giuseppe Marcheti, Pe. Graziano Battistela, após receber a renúncia do Pe. Rafael Adriano da Silva, realizou a nomeção do Pe. José Edvaldo Pereira da Silva, como o  vice- postulador na Região Nossa Senhora Mãe dos Migrantes.

Atualmente, Pe. Edvaldo  é Diretor do Instituto Cristovão Colombo, obra fundada por Pe. José Marchetti. Em sua nova missão, o diretor terá como responsabilidade a tarefa de difundir a devoção a Pe. José Marchetti, tornar a sua pessoa e obra conhecidas, favorecendo assim a devoção popular.

De acordo com Pe. Edvaldo,  “quando a devoção entra na cultura e imaginário popular, ela se expande e a possibilidade de graças alcançadas e até mesmo de milagres, ocorre com mais facilidade”. Ou seja, o candidato a Santo não pode ficar preso dentro dos muros do convento, não pode ser uma devoção interna, só da comunidade religiosa ou somente da Congregação. “O mundo tem que conhecer, é preciso dar visilibilidade ao legado do Padre Marchetti”, explica.

Com isso, a função do vice postulador é organizar material, publicar santinhos, novenas, recolher relatos de graças alcançadas, realizando ali um arquivo e ao mesmo tempo divulgando todo trabalho realizado pelo Venerável.

Pe. Edvaldo confessa que acolheu a nomeação com bastante surpresa. “Como sempre, eu não esperava. Não é um cargo político que você anseia, pleteia e pede votos. Nós não pedimos votos, pelo contrário, não queremos receber votos. É uma responsabilidade”. Para ele, o susto ocorre porque é algo que foge de sua rotina habitual.

Como aceitar essa missão?

Além da obediência ao pedido feito por seu Superior Geral, um fator importante e considerado por Pe. Edvaldo é o fato de atualmente ele estar na obra iniciada e idealizada por Pe. José Marchetti.

“Eu estou administrando o grande legado que o Padre Marchetti deixou, por isso, pesa também sobre os meus ombros uma grande responsabilidade. Qualquer um poderia ser nomeado como vice postulador. Mas, eu creio que estando no Instituto, na obra iniciada por ele, torna-se relativamente mais fácil essa missão. É um serviço, um serviço de evangelização dentro da Igreja”.

Pe. Edvaldo testemunha que em sua experiência pessoal o que mais lhe impressiona no Pe. Marchetti é o seu espírito empreendedor. Seus primeiros contatos com a vida e missão do venerável, tiveram início há 7 anos, quando começou a trabalhar no Instituto Cristovão Colombo (ICC).

“Cada vez que eu leio trechos ou artigos de sua vida, eu fico impressionado com o espírito empreendedor. O desejo de ajudar o próximo, tocado por uma questão social, a orfandade na época. Ele não fica de braços cruzados, mesmo muito jovem deixou um grande legado”.

Quais são os próximos passos?

Uma vez superada a fase mais burocrática de documentações para início do processo de beatificação, agora o postulador geral juntamente com a equipe de vice – postuladores precisam analisar e investigar possíveis graças e milagres alcançados pela intercessão de Pe. José Marchetti.

Pe. Edvaldo conta que já existe uma primeira investigação a ser realizada, juntamente com as irmãs Scalabrinianas. “As irmãs Scalabrinianas também possuem uma vice postuladora, porque o Pe. Marchetti é um personagem comum entre as duas Congregações. Para as irmãs, ele possui uma relevância muito importante, uma vez que o consideram co-fundador da Congregação. Nós vamos conversar, irmã Leocardia ( vice postuladora)  e eu para ver o que podemos fazer aqui. O fato é que já temos uma investigação para fazer. Oxalá possa ser um milagre, isso seria um grande impulso. Mas se for uma graça, também aí entra o nosso papel: investigar até onde for possível, documentar e depois enviar para o postulador titular” completa.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria.

Concordo