Rua Huet Bacelar, 657, Bairro Ipiranga
CEP 04275-000 – São Paulo – SP
Telefones: (11) 2063.2104 / (11) 2063.8171
E-mail: faleconosco@scalabrinianos.com
O Governo a serviço da Missão
Direção Regional 2022-2025, da esquerda para direita:
– P. Cesare Ciceri, CS – 6º Conselheiro
– P. Alejandro Cifuentes Flores, CS – 3º Conselheiro
– P. Luiz Flavio Prigol, CS – 2º Conselheiro
– P. Alexandre de Nardi Biolchi, CS – Superior Regional
– P. Ildo Griz, CS – 1º Conselheiro
– P. Evandro Antônio Cavalli, CS – 4º Conselheiro
– P. Juan Antonio Moreno, CS – 5º Conselheiro
– P. Eduardo Pizzutti, CS – Ecônomo Regional
SUPERIOR REGIONAL
-
Itinerário Formativo
Natural de Campos Novos, SC.
1994: entrou no seminário scalabriniano, Seminário Paulo VI em Campos Novos, SC, onde completou o ensino fundamental e o ensino médio.
1999 a 2001: Seminário Scalabrini, Passo Fundo, RS. Cursou filosofia no IFIBE – Instituto Superior de Filosofia Berthier.
2002-2003: Noviciado Nossa Senhora de Guadalupe, Porto Alegre, RS.
12 de janeiro de 2003: fez a profissão religiosa dos votos na Paróquia São José, Vila Nova, Porto Alegre, RS.
2003 a 2005: Seminário São José, Merlo, Província de Buenos Aires, Argentina. Cursou teologia na Faculdade São Miguel, em San Miguel, Argentina.
janeiro de 2004: experiência missionária de férias em Santiago, Chile.
2006 a 2007: fez mestrado em teologia moral na mesma faculdade.
1º de junho de 2006: fez a profissão perpétua dos votos no Seminário São José, Merlo, Buenos Aires, Argentina.
dezembro de 2006: experiência missionária de férias em La Paz, Bolívia.
24 de junho de 2007: foi ordenado diácono na Catedral Diocesana Nossa Senhora do Rosário, em Merlo-Moreno, Buenos Aires, Argentina, por imposição de mãos de Dom Fernando María Bargalló.
12 de abril de 2008: foi ordenado presbítero na Paróquia São João Batista, Campos Novos, SC, por imposição de mãos de Dom Alessandro Ruffinoni, bispo auxiliar de Porto Alegre, RS.
2012: Especialização em Meios de Comunicação e Cultura na Pontifícia Universidade de São Paulo, São Paulo, SP.
2021-2022: Especialização em Administração e Gestão Eclesial na Faculdade São Basílio Magno, Curitiba, PR.
-
Atividade Missionária
2008: Vigário Paroquial na Paróquia Nossa Senhora do Rosário, Serafina Corrêa, RS.
2008-2016 (julho): Animador Vocacional e Juvenil, Centro Vocacional de Passo Fundo, RS.
2012-2020: Superior Local da Comunidade Religiosa de Passo Fundo, RS.
2012: delegado capitular no XIV Capítulo Geral da Congregação, Turcifal, Portugal.
2013-2019: Assessor Regional do Movimento Leigo Scalabriniano, Região Nossa Senhora Mãe dos Migrantes.
Setembro de 2016 a junho de 2019: 1º Conselheiro e Vigário Regional da Região Nossa Senhora Mãe dos Migrantes.
Outubro de 2016 até o momento: Diretor das Rádios da Rede Scalabriniana de Comunicação.
2018: delegado capitular no XV Capítulo Geral da Congregação, Roma, Itália.
Junho de 2019 a junho de 2022: reeleito 1º Conselheiro e Vigário Regional da Região Nossa Senhora Mãe dos Migrantes; Administrador da ex-Província São Pedro e Presidente da Associação Beneficente São Carlos, Porto Alegre, RS.
Julho de 2022 até Setembro de 2022: nomeado Ecônomo Regional da Região Nossa Senhora Mãe dos Migrantes; Administrador da ex-Província São Pedro e Presidente da Associação Beneficente São Carlos, Porto Alegre, RS.
Setembro de 2022 até o momento: nomeado Superior Regional da Região Nossa Senhora Mãe dos Migrantes.
-
SEDE CANÔNICA E RESIDÊNCIA OFICIAL DO SUPERIOR REGIONAL
-
HISTÓRIA DA CONSTITUIÇÃO DA REGIÃO
Em julho de 1888, cinco padres e dois religiosos italianos vieram para o Brasil, pouco depois de professar os votos religiosos diante do Fundador Dom Scalabrini, na casa mãe, em Placência, na Itália. Três padres e um religioso se estabeleceram no Estado do Espírito Santo e outros dois padres e um religioso em Curitiba (bairro Santa Felicidade), Estado do Paraná.
O primeiro missionário que chegou em São Paulo foi o Venerável Pe. José Marchetti, em 1895. Ele fundou o Orfanato Cristóvão Colombo para abrigar os filhos dos imigrantes italianos. Este local era a sede dos missionários que, desde ali, partiam para atender os imigrantes italianos empregados nos cafezais do interior paulista.
No ano seguinte, em 1896, atendendo o pedido dos colonos italianos no Rio Grande do Sul, o Fundador enviou-lhes o Pe. Domingos Vicentini para a cidade de Encantado.
Um momento histórico que deixou profundas marcas nas missões scalabrinianas no Brasil foi a visita do Fundador, São João Batista Scalabrini, no ano de 1904.
Desde 1888 até 1908, todas as missões no Brasil formavam uma única Província, que tinha como sede provisória o lugar onde o Superior Provincial trabalhava. A partir de 1908, com a expansão da presença Scalabriniana, foram criadas três Províncias autônomas: São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul, cada uma com seu Superior Provincial. Porém, em 1919, novamente se reunificou as três províncias numa só. O novo intento durou pouco e, em 1921, foram constituídas duas Províncias Scalabrinianas no Brasil: a Província São Paulo (São Paulo e Paraná) e a Província São Pedro.
O ano de 1940 marcou a expansão da missão Scalabriniana além das fronteiras do Brasil para a Argentina. Os primeiros missionários, Pe. Orestes Tondelli, Pe. Lino Ceccato e Irmão Eugenio Fagher, se estabeleceram na periferia da cidade de Pergamino, Província de Buenos Aires. Era o início da Província São José, constituída como tal, em 1952.
O percurso histórico das três Províncias foi marcado por aberturas e fechamentos de missões até chegarem ao ano de 2013, assim configuradas: a Província São Paulo, com sede em São Paulo, abrangia dois países: Brasil (SP, PR, RJ, MG, DF, MT, AM) e Peru; a Província São Pedro, com sede em Porto Alegre, também abrangia dois países: Brasil (RS, SC PR, MS) e Paraguai; a Província São José, com sede em Buenos Aires, abrangia quatro países: Argentina (Buenos Aires, Mendoza, Jujuy, Santa Fé), Bolívia, Chile e Uruguai.
Em 15 de maio de 2013, após um longo processo de debates e gradativos passos de unificação, as três províncias se fundiram constituindo a Região Sul-Americana Nossa Senhora Mãe dos Migrantes, com sede Canônica em Porto Alegre, RS, Brasil.
A REGIÃO NOSSA SENHORA MÃE DOS MIGRANTES é a porção da Congregação Scalabriniana que abrange 7 países sul-americanos: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai, Peru e Uruguai, e conta com um pouco mais de 150 presbíteros. Os presbíteros são oriundos de diferentes países: Argentina, Brasil, Colômbia, França, Haiti, Indonésia, Itália, México, Paraguai, Peru, Portugal, Uruguai e Vietnã.
Nesses 7 países, ao longo dos anos, para atender às necessidades pastorais dos migrantes e marinheiros, nós, Missionários Scalabrinianos, organizamos uma grande variedade de estruturas e serviços: paróquias, casas de acolhida de migrantes, centros de atenção e apoio, centros de acolhimento aos marinheiros (chamados “Stella Maris”), orfanatos, escolas, centros de estudos de migração, emissoras de rádio, rede SIMN (Scalabrini International Migration Network), entre outros.
Não somos muitos, mas atingimos uma vasta área e com grande diversidade de serviços pastorais. Nosso Fundador escrevia aos primeiros missionários: “Sois ainda poucos, para as necessidades, eu o sei, mas embora poucos, podeis muito, quando sois todos animados pelo espírito, com que eram animados os Apóstolos; quando sois todos bem compenetrados da importância e sublimidade da vossa vocação” (Carta de João Batista Scalabrini aos missionários para os italianos nas Américas, Placência, 1892).
-
SECRETARIADOS
Como estamos organizados
Na atualidade, a Congregação dos Missionários de São Carlos – Scalabrinianos, está presente em 33 países, sendo conduzida por um Superior Geral, eleito pelos membros da Congregação, e mais quatro conselheiros e um Procurador Geral, com um mandato de seis anos. A Congregação divide-se em Províncias ou Regiões.
A Região Nossa Senhora Mãe dos Migrantes é resultado da unificação de três Províncias da América do Sul: a Província São José (Argentina, Chile, Bolívia e Uruguai), a Província São Pedro (Brasil e Paraguai) e a Província São Paulo (Brasil e Peru).
A Região Nossa Senhora Mãe dos Migrantes é administrada por uma Direção Regional, com o Superior Regional e mais seis conselheiros eleitos com mandato de três anos.
A Direção Regional se organiza por meio de três Secretariados, duas Comissões e um Departamento: Secretariado Regional da Missão, Secretariado Regional da Vida Religiosa, Secretariado Regional da Formação, Comissão Econômica Regional, Comissão Regional do Movimento Leigo Scalabriniano e Voluntários, e o Departamento Regional de Comunicação.
Secretariados
“A Direção Regional ou Provincial poderá instituir secretariados regionais ou provinciais ou organismos similares a serviço de toda a Região ou Província, com o objetivo de consultar coirmãos e peritos, estudar problemas, propor soluções e programas.” (Regras de Vida n.257)
SECRETARIADO REGIONAL DA MISSÃO
Função:
Coordenar e dinamizar a ação missionária sempre mais correspondente ao Carisma Scalabriniano, seguindo os critérios da significatividade, especificidade e exemplaridade (cf. Diretório Regional n.11 e XIV Capítulo Geral n.2).
O Secretariado Regional da Missão busca coordenar a Missão Apostólica desenvolvida na Região nos sete países de atuação dos Missionários de São Carlos. Sem descuidar das missões antigas e de suas paróquias, inovam com as Casas de Acolhida, com o Apostolado do Mar, aberturas de novas fronteiras migratórias onde o fluxo de mobilidade é acentuado, como na Amazônia com a presença maciça de haitianos primeiro, e de venezuelanos depois, os Centros de Estudos entre outras iniciativas.
Coordenação:
Ildo Griz, CS, Conselheiro Regional e coordenador;
Cesare Ciceri, CS, Conselheiro Regional e vice coordenador;
Isaldo Antônio Bettin, Representante do SIMN e casas de acolhida e centros de atenção ao migrante;
Sidnei Marco Dornelas, Representante dos centros de estudo;
Lauro Bocchi, Representante dos organismos eclesiais;
Joseph Nguyen Van Tien, Representante dos centros Stella Maris;
Lírio Antônio Berwanger, Representante das fronteiras.SECRETARIADO REGIONAL DA VIDA RELIGIOSA
Função:
O Secretariado da Vida Religiosa é encarregado de acompanhar, incentivar e cultivar a Vida Religiosa, unindo a mística com a ação pastoral, sempre mais exigente no mundo da migração, de cada um dos membros missionários. Também estimula a prática da vida fraterna em comunidade e as obrigações decorrentes da consagração religiosa e acompanha a pessoa do religioso, promovendo e coordenando iniciativas para este fim.
Coordenação:
Alejandro Cifuentes Flores, CS, Conselheiro Regional e coordenador;
Evandro Antônio Cavalli, CS, Conselheiro Regional e vice coordenador;
Eduardo Pizzutti, responsável pelo acompanhamento do grupo de padres até cinco anos de ordenação;
Flavio Lauria;
Peter Nguyen Van Hoach;
Rosalino Gaona Benitez.SECRETARIADO REGIONAL DA FORMAÇÃO
Função:
Coordenar a ação formativa nos vários níveis (animação vocacional, formação inicial e formação permanente) e nas diferentes etapas (seminário menor, propedêutico, filosofia, postulado, noviciado, juniorado) em vista da “identidade Scalabriniana, isto é, ser cristão segundo o estilo de Scalabrini” (Projeto Geral da Formação Scalabriniana n.40).
O Secretariado Regional da Formação se preocupa com a preparação dos futuros missionários, da promoção vocacional, assim como de tudo o que envolve os formadores nas casas de formação, conteúdos formativos, entidades educativas frequentadas pelos estudantes; bem como com a necessária atualização daqueles que já se encontram na missão.
Coordenação:
Luiz Flavio Prigol, CS, Conselheiro Regional e coordenador;
Juan Antonio Ramírez Moreno, CS, Conselheiro Regional e vice coordenador;
Pe. Adriano Pires;
Pe. Alcides Salinas Sosa;
Pe. Jacir Ortolan;
Pe. Juventino Hermilo Cortés Solís;
Pe. Richard Gérard.COMISSÃO ECONÔMICA REGIONAL
Função:
A Comissão Econômica Regional, tem o papel de vislumbrar a partir de uma visão de conjunto, as carências e necessidades, e zelar, administrar os bens da Congregação, assim como captar os recursos para a manutenção da missão a serviço dos migrantes, além de coordenar a administração dos bens e recursos em vista dos membros da Congregação e dos destinatários da missão específica.
Coordenação:
P. Eduardo Pizzutti, CS – Ecônomo Regional e administrador da ex-Província São Paulo;
P. Alceu Bernardi, CS;
P. Juan Antonio Ramírez Moreno, CS – Conselheiro Regional e administrador da ex-Província São José;
P. José Edvaldo Pereira Da Silva, CS – Presidente do Instituto Cristóvão Colombo (ICC);
P. Anderson Hammes, CS – Presidente da Associação Beneficente São Carlos.COMISSÃO REGIONAL DO MOVIMENTO LEIGO SCALABRINIANO (MLS) E VOLUNTÁRIOS
Função:
A Comissão Regional do Movimento Leigo Scalabriniano e Voluntários tem a tarefa de incentivar a adesão e compromisso de leigos e leigas com o Carisma Scalabriniano de serviço aos migrantes. Em muitas missões existe a possibilidade da importante contribuição de voluntários por um período de tempo, além de promover a vocação leiga Scalabriniana e o voluntariado Scalabriniano, assessorar o MLS e coordenar o programa de voluntariado.
Coordenação:
P. Ildo Griz, CS, Conselheiro Regional;
P. Rodenei Sierpinski, CS, assessor regional
P. Carlos Alberto Villar Ospina, assessor na ex-Província São José;
P. Rafael Adriano da Silva, CS, assessor na ex-Província São Paulo;
P. Genoir Pieta, CS, assessor na ex-Província São Pedro;DEPARTAMENTO REGIONAL DE COMUNICAÇÃO – COMITÊ
Função:
Promover e coordenar a comunicação da vida e missão Scalabrinianas ao interno da Congregação e fora dela. A principal tarefa é a de zelar pelos meios de comunicação existentes na Região e promover novos meios emergentes a partir de novas tecnologias.
Coordenação:
P. Evandro Antônio Cavalli, CS, Conselheiro Regional e diretor;
P. Adriano Pires, CS;
P. Camilo Moreira Maforte, CS;
P. Clailson Barp, CS;
P. Jean Gaby Louis, CS;
P. José Edvaldo Pereira da Silva, CS;
P. Juan Antonio Ramírez Moreno;
P. Rosalino Gaona, CS;
P. Vincent Nguyen Van Toan, CSCOMITÊ DA REDE DE ESCOLAS SCALABRINIANAS DA ARGENTINA
Juan Antonio Ramírez Moreno, CS;
Carlos Alberto Villar Ospina, CS;
Irineu Zotti, CS;
Monel Occimable, CS;
Francisco José Bernardi, CSFUNÇÕES ESPECIAIS:
Flavio Lauria, referente da Congregação Scalabriniana na Rede Clamor latino-americana e Caribe;
Edvaldo Pereira da Silva, vice-postulador da causa de beatificação do venerável Pe. José Marchetti