Scalabrinianos finalizam Congresso de Espiritualidade e participam de audiência com o Papa Francisco

Após o Congresso Internacional de Espiritualidade Scalabriniana, que ocorreu em Roma, os participantes se reuniram com o Papa Francisco para uma audiência, que ocorreu no sábado, 14 de outubro de 2023.

O Congresso teve como lema: “Virei reunir todas as nações” (Is. 66:18) e reuniu 70 pessoas, entre Scalabrinianos, Irmãs Scalabrinianas e leigos da Região Nossa Senhora Mãe dos Migrantes (RNSMM) e de outras Regiões.

Durante a audiência, o Papa recordou a visão iluminada São João Batista Scalabrini, canonizado há um ano e também sobre o fenomêno migratório, visto como um apelo para criar comunhão na caridade, pois foi ao ver a vista de muitos migrantes italianos que deixaram a América que Scalabrini aconselhou o chamado “para ajudar material e espiritualmente essas pessoas, para que nenhum deles, tão desanimado, se perca ao perder a fé”.

“Migrar não é uma doce peregrinação na comunhão, muitas vezes é um drama. E, assim como todos têm o direito de migrar, ainda mais têm o direito de poder permanecer na sua própria terra e aí viver de forma pacífica e digna. No entanto, a tragédia das migrações causadas à força por guerras, fome, pobreza e problemas ambientais é hoje clara para todos verem. E é precisamente aqui que entra em jogo a sua espiritualidade: como você pode dispor o seu coração para com estes irmãos e irmãs? Com o apoio de qual caminho espiritual?. São João Batista Scalabrini, que vos fundou como missionários para os migrantes, ensinou-vos, ao cuidar deles, a considerar-vos irmãos e irmãs no caminho da unidade” pontuou o Papa.

No final do encontro, o Papa Francisco pediu aos Scalabrinianos que renovem o compromisso com os migrantes e que enraizem-no cada vez mais numa vida espiritual intensa, seguindo o exemplo do fundador. Junto disso, agradeceu o trabalho realizado no mundo todo.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria.

Concordo