Permanecei no meu amor: Douglas Piccolo e João Paulo Buchinger serão ordenados Diáconos em São Paulo

No próximo dia 7 de junho, a Paróquia São João Batista Precursor e São João Batista Scalabrini, localizada no bairro do Ipiranga, São Paulo Capital, será o local de uma importante celebração para Congregação dos Missionários de São Carlos – Scalabrinianos, Região Nossa Senhora Mãe dos Migrantes (RNSMM): a Ordenação Diaconal dos Religiosos Douglas Piccolo, CS e João Paulo Buchinger, CS.

A Celebração Eucarística marcará um novo passo na trajetória vocacional de dois jovens que estão se preparando com dedicação, estudo e serviço para o Ministério Sacerdotal e Missionário.

O que é a Ordenação Diaconal?

De acordo com o Catecismo da Igreja Católica, o Diaconato é o primeiro grau do Sacramento da Ordem, que é constituído por três graus: Diaconado, Presbiterado e Episcopado. “Os Diáconos participam de modo especial da missão e da graça de Cristo” (CIC, n. 1570). Sua ordenação confere um caráter sacramental indelével, capacitando-os a servir o povo de Deus na Liturgia, na Palavra e na Caridade.

O Ministério Diaconal não é apenas transitório, mas representa um serviço essencial na vida da Igreja. Como ensina o Concílio Vaticano II, o Diácono é chamado a “ministrar solenemente o Batismo, conservar e distribuir a Eucaristia, assistir e abençoar o Matrimônio, proclamar o Evangelho e pregar, presidir funerais e exercer o ministério da caridade” (Lumen Gentium, n.29).

Quem são os novos Diáconos?

Nascido em Guaraniaçu, Paraná, em 6 de agosto de 1997, Douglas Piccolo ingressou na Congregação Scalabriniana em 2014, no Seminário Menor de Passo Fundo, Rio Grande do Sul. Percorreu o itinerário formativo da Congregação com firmeza e entusiasmo: passou pelo Propedêutico em Jundiaí, São Paulo, cursou Filosofia em Curitiba e viveu a experiência do Noviciado em Porto Alegre, onde professou seus primeiros votos religiosos em 31 de maio de 2020.

Em seguida, dedicou-se à Animação Vocacional em Passo Fundo, uma etapa que aprofundou seu compromisso com a Missão Scalabriniana de promover a cultura vocacional. Desde 2021, reside em São Paulo, onde cursa Teologia e se prepara para a vida ministerial. Em 9 de novembro de 2024, Douglas professou seus Votos Perpétuos, confirmando seu compromisso definitivo com o Carisma Scalabriniano e com a Igreja.

Natural de Cascavel, Paraná, João Paulo Buchinger nasceu em 10 de agosto de 1997 e iniciou sua caminhada na Congregação também em 2014, no Seminário Menor de Passo Fundo. Em 2015, viveu o Propedêutico em Jundiaí, seguindo depois para o curso de Filosofia em Curitiba, de 2016 a 2018. Em 2019, ingressou no Noviciado em Porto Alegre, onde professou seus Primeiros Votos também em 31 de maio de 2020.

João Paulo teve uma marcante experiência pastoral no Recanto São Carlos e no Seminário Menor de Guaporé, Rio Grande do Sul. Desde 2021, reside em São Paulo para os estudos teológicos e preparação para o ministério ordenado. Assim como seu companheiro de caminhada, Douglas, professou os votos perpétuos em 9 de novembro de 2024.

Um chamado confirmado no serviço à Igreja e aos migrantes

Ambos os Religiosos são frutos do Carisma de Dom João Batista Scalabrini, que enxergou nos migrantes uma manifestação viva de Cristo sofredor. O Carisma Scalabriniano, reconhecido como dom do Espírito Santo para a Igreja, encontra nos futuros Diáconos novos instrumentos de encarnação Missionária, especialmente junto aos migrantes e refugiados.

A Ordenação Diaconal de Douglas e João Paulo representa não apenas um passo pessoal em sua caminhada vocacional, mas também um testemunho de esperança para a Igreja, que continua a ser enriquecida com novas vocações a serviço do Evangelho e dos mais vulneráveis.

A Congregação convida todos os fiéis, amigos, familiares e membros da Família Scalabriniana a participarem desta celebração. A Ordenação Diaconal também será transmitida ao vivo pela página Scalabrinianos – América do Sul no Facebook.


Texto: Vitor da Cruz Azevedo, Setor de Conteúdo do Departamento Regional de Comunicação.

Foto: Arquivo Regional da RNSMM.