Religiosos Scalabrinianos Douglas Piccolo e João Paulo Buchinger são ordenados diáconos

No último sábado, 07 de junho, na Paróquia São João Batista Precursor e São João Batista Scalabrini, localizada no bairro do Ipiranga, em São Paulo, Brasil, foi realizada a Ordenação Diaconal dos Religiosos Scalabrinianos Douglas Piccolo e João Paulo Buchinger. A Missa foi presidida por Dom Algacir Munhak, CS, Bispo da Diocese de São Miguel Paulista, em São Paulo.

“No dia de hoje, temos a graça de acompanhar a Ordenação Diaconal dos nossos Seminaristas, Douglas e João Paulo. É um motivo de gratidão a Deus, que continua a chamar jovens dispostos a trabalhar em sua messe, no carisma de São João Batista Scalabrini. Esta ordenação é uma alegria para seus familiares, uma riqueza para a Igreja e para a Congregação dos Missionários de São Carlos, e um dom para os destinatários de sua missão: os migrantes, os refugiados, os marítimos e todas as pessoas em situação de mobilidade humana”, destacou Dom Algacir no início de sua homilia.

Durante sua fala, o Bispo ressaltou o papel do diácono na vida da Igreja, como sinal de misericórdia e de fidelidade à verdade do Evangelho. “O diácono é uma testemunha qualificada da ressurreição de Jesus, que se manifesta na capacidade de sermos fiéis ao seu Evangelho, guardando os Mandamentos que d’Ele recebemos. (…) O sentido da diaconia está, de fato, na capacidade de permanecer firmemente unidos a Jesus”, afirmou.

Dom Algacir também recordou um dos primeiros pronunciamentos do Papa Leão XIV, no qual o Santo Padre, ao vislumbrar novos horizontes de convivência pacífica e harmoniosa, fez um forte apelo à paz e à missão da Igreja. Citando o Pontífice, destacou:

“A promoção do zelo apostólico entre os povos continua sendo um aspecto fundamental da renovação na Igreja, previsto pelo Concílio Vaticano II, e é ainda mais urgente hoje. Nosso mundo, ferido pela guerra, pela violência, pela intolerância, pela discriminação e pela injustiça, precisa ouvir a mensagem evangélica do amor de Deus e experimentar o poder reconciliador da graça que vem de Cristo.”

Complementando sua reflexão, Dom Algacir acrescentou: “Um bonito convite ao serviço e ao anúncio do Evangelho, à diaconia que cria pontes, se compromete e não se omite.”

O Bispo também fez referência ao versículo escolhido pelos religiosos como lema de sua ordenação, do Evangelho de São João: “Como o Pai me amou, também eu vos amei. Permanecei no meu amor” (Jo 15,9). A partir desse trecho, afirmou: “Esse versículo, que vocês escolheram como motivação para o seu diaconato, é uma promessa e um convite à comunhão íntima com Jesus. Ele revela aos seus discípulos a profundidade do amor que tem por eles, comparando esse amor ao amor que Deus Pai tem por seu Filho, Nosso Senhor.”

Por fim, Dom Algacir convidou os religiosos à reflexão: “A partir de nosso compromisso com Deus, nos tornamos homens de um amor só. A Ele agradeço o dom de suas vidas, de sua família humana que os gerou, e pela família Scalabriniana que hoje os acolhe com alegria e júbilo. Que vocês encontrem bons irmãos na vida de missão, pessoas generosas e dóceis, capazes de os ajudar no caminho de realização de sua vocação. Ao mesmo tempo, sejam vocês também construtores de comunidades fraternas, missionárias e de paz. Encarnem o mandato e o projeto missionário da Congregação como instrumento da vontade de Deus sobre vocês, para poderem caminhar com aqueles que experimentam o desenraizamento, com aqueles que cruzam as piores fronteiras. Como filhos espirituais de Scalabrini, caminhem com eles, ouvindo, compartilhando e anunciando a esperança cristã.”

A Ordenação Diaconal de Douglas Piccolo e João Paulo Buchinger é mais um sinal da vitalidade do carisma Scalabriniano na Igreja de hoje. Em tempos marcados por migrações forçadas, conflitos e exclusões, a consagração de novos Ministros Ordenados dispostos a servir com generosidade e fé renova a esperança no Evangelho que caminha com os migrantes.

Para conhecer um pouco sobre a trajetória vocacional dos novos diáconos Scalabrinianos, clique aqui.


Texto: Vitor da Cruz Azevedo, Setor de Conteúdo do Departamento Regional de Comunicação.

Foto: Marcelo Rodrigues e Josival Lopes.