
Encontro refletiu sobre mais de três décadas de história dedicada ao acompanhamento e ao serviço em favor dos migrantes.
O “Hogar de Tránsito Padre Tarcisio”, casa de acolhida localizada em Mendoza, Argentina, comemorou, na última semana, seu 33º aniversário de fundação, em um evento que reuniu autoridades consulares, representantes de organismos públicos e instituições sociais.
A celebração contou com a presença dos cônsules do Peru e da Bolívia, além de representantes da Pastoral Social, da Cáritas da Arquidiocese de Mendoza, da área de Culto da Prefeitura de Guaymallén, da Delegação Provincial de Migrações, do Ministério do Desenvolvimento Social e da equipe da Oficina de Contingência. Também marcaram presença membros da Fundação Scalabrini e diretores do Colégio “Monseñor Scalabrini”.
Durante o encontro, os participantes refletiram sobre mais de três décadas de história dedicadas ao acompanhamento e ao serviço em favor dos migrantes. O momento foi também uma oportunidade para destacar a importância de fortalecer o trabalho em rede e estabelecer alianças com instituições e atores sociais que atuam no campo das migrações, com o objetivo de oferecer respostas mais amplas e integradas a um fenômeno cada vez mais estrutural.
Sobre o “Hogar de Tránsito Padre Tarcísio”
Fundada em 1993, a obra oferece hospedagem e apoio a migrantes que chegam à cidade em busca de trabalho, mas que não têm onde ficar ou condições financeiras para pagar aluguel.
Atualmente, o espaço conta com 70 camas, divididas entre os setores masculino e feminino. A abordagem do serviço vai além do simples acolhimento, oferecendo um atendimento integral que visa suprir as diversas necessidades dos migrantes.
Texto: Vitor da Cruz Azevedo, setor de conteúdo do Departamento Regional de Comunicação.
Fotos: Arquivo pessoal.