
Da esquerda para a direita: Ortiz Carboni, Jeovane Motta Boeira e Theophile Niyonsenga
No próximo dia 8 de novembro, sábado, os Religiosos Scalabrinianos Jeovane Motta Boeira, Ortiz Carboni e Theophile Niyonsenga realizarão a Profissão Perpétua dos Votos na Congregação dos Missionários de São Carlos – Scalabrinianos. A celebração acontecerá na Paróquia São João Batista Precursor e São João Batista Scalabrini, na região do Ipiranga, em São Paulo, Brasil.
A profissão perpétua marca a adesão definitiva dos religiosos à missão da Congregação, fundada por São João Batista Scalabrini, e a dedicação ao serviço dos migrantes, refugiados e marítimos na América do Sul.
Percursos vocacionais
Jeovane Motta Boeira, CS, nasceu em 1993, no Alto Paraná, Paraguai. Ingressou na formação scalabriniana em 2013, passando pelo seminário em Assunção, onde cursou Filosofia. Após um tempo de discernimento, retomou o caminho vocacional em 2019, atuando em missões de fronteira no Peru e Chile. Fez o noviciado em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil, e professou os primeiros votos em 2021. Após experiências pastorais em Porto Alegre e Rosário, na Argentina, retornou a São Paulo para dar continuidade aos estudos teológicos.
Ortiz Carboni, CS, natural de Sarandi, Rio Grande do Sul, nasceu em 1996. Entrou na Congregação em 2015 e cursou Filosofia em Curitiba, Paraná, Brasil. Iniciou o noviciado em 2019, em Porto Alegre, onde professou os primeiros votos no ano seguinte. Durante sua formação, atuou em casas de acolhida, paróquias e na pastoral com migrantes, tendo realizado seu tirocínio em La Paz, na Bolívia. Atualmente cursa o quarto ano de Teologia no Instituto São Paulo de Estudos Superiores (ITESP), em São Paulo, e exerce atividade pastoral em Jundiaí.
Theophile Niyonsenga, CS, nasceu em 1986, em Ruanda. Entrou na formação scalabriniana em 2015, na Cidade do Cabo, África do Sul, onde estudou Filosofia. Em 2020 iniciou o noviciado em Porto Alegre e, no ano seguinte, professou os primeiros votos em Guaporé, Rio Grande do Sul. Atuou em experiências pastorais no Seminário Menor São Carlos, em Guaporé, e em Manaus, Amazonas. Desde 2022, cursa Teologia no Seminário Maior João XXIII, em São Paulo.
A profissão dos religiosos será transmitida pelas páginas do Facebook da Paróquia São João Batista Precursor e São João Batista Scalabrini e da Congregação dos Missionários de São Carlos.
O que são os votos perpétuos?
Na vida religiosa, a profissão perpétua é o compromisso definitivo e irrevogável que um membro de uma Congregação assume perante Deus e a Igreja, por meio dos votos de pobreza, castidade e obediência. Diferente da profissão temporária, que é renovada periodicamente durante a formação inicial, a profissão perpétua é para toda a vida, sinalizando a entrega total do religioso à missão e à vida comunitária.
Segundo o Código de Direito Canônico (586-589), os votos perpétuos tornam o religioso verdadeiramente configurado a Cristo, consagrado para o serviço do Reino de Deus e da Igreja, de modo especial nas áreas a que sua Congregação se dedica. A Igreja reconhece nessa entrega um testemunho público e duradouro de fé, santidade e compromisso missionário.
Aprofundando a dimensão espiritual, os votos perpétuos não são apenas obrigações externas, mas expressam uma profunda união com Cristo, um caminho de santidade e uma participação na missão da Igreja. Assim, a profissão perpétua é o ato mais profundo de consagração de um religioso, tornando-o sinal vivo do Evangelho no mundo.
Texto: Vitor da Cruz Azevedo, setor de conteúdo do Departamento Regional de Comunicação.
Foto: Arquivo Regional.