
A reunião, realizada no Seminário Scalabrini, teve como foco o fortalecimento da vida comunitária e a partilha das realidades pastorais do Sul do Brasil.
Convocados pela Direção Regional, os Missionários Scalabrinianos dos Estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul participaram, nos dias 20 e 21, do Encontro Microrregional realizado no Seminário Scalabrini, em Passo Fundo, Rio Grande do Sul, Brasil.
A programação teve início com um momento de adoração eucarística, expressão central da espiritualidade scalabriniana e prática profundamente valorizada por São João Batista Scalabrini. O fundador costumava afirmar: “Quanto é belo colocar nossas almas em frequente e familiar colóquio com Jesus, com uma prática tão salutar! Aos pés do altar, a alma esquece o mundo e as misérias da vida, pois onde está Jesus não existe mais dor, mas alegria, até entre as mais amargas tribulações.”
Durante os dois dias de atividades, 34 missionários refletiram sobre temas relacionados à vida religiosa e comunitária, administração dos bens e atividades pastorais. Em sua fala de abertura, o Superior Regional da Região Nossa Senhora Mãe dos Migrantes (RNSMM), Pe. Alexandre De Nardi Biolchi, CS destacou que o encontro é “um momento de fraternidade e comunhão, além de representar uma oportunidade para a Direção Regional escutar os coirmãos e tratar de temas específicos dessa microrregião do Sul do Brasil”.
Estiveram presentes no encontro as comunidades scalabrinianas de Campos Novos (SC), Sarandi (RS), Passo Fundo (RS), Serafina Corrêa (RS), Guaporé (RS), Encantado (RS) e Porto Alegre (RS). As partilhas realizadas sobre as diferentes realidades locais reforçaram os vínculos de comunhão e a importância da missão conjunta em favor dos migrantes e refugiados.
O encontro também marcou a apresentação do Pe. Vilmar Orsolin, CS, que, após vários anos de ministério na Província São Carlos (que compreende a América do Norte, Caribe e América do Sul) passa a integrar a comunidade de Sarandi, como vigário paroquial. Entre os convidados esteve o Pe. Alvírio Morés, missionário brasileiro que atua nas Filipinas e que, em visita ao Brasil, celebra seus 50 anos de vida sacerdotal.
Texto: Pe. Evandro Antônio Cavalli, diretor do Departamento Regional de Comunicação.
Foto: Arquivo Regional.




