
Momento celebrativo acontece no dia 20 de dezembro, na Igreja Matriz São Cristóvão, em Cascavel, Paraná
No próximo dia 20 de dezembro de 2025, a Congregação dos Missionários de São Carlos – Scalabrinianos viverão um momento de profunda alegria: a ordenação presbiteral dos diáconos Douglas Piccolo, CS, e João Paulo Buchinger, CS. A celebração será presidida pelo bispo de São Miguel Paulista, Dom Algacir Munhak, CS, e acontecerá na Igreja Matriz São Cristóvão, em Cascavel, Paraná, Brasil, cidade que acolheu os primeiros passos vocacionais desses dois jovens que agora dizem o seu “sim” definitivo ao sacerdócio.
Ambos trilharam caminhos semelhantes, partindo das pequenas comunidades do interior paranaense e deixando-se moldar, ao longo dos anos, pelo carisma de São João Batista Scalabrini, o “Pai dos Migrantes”. Hoje, prestes a receberem o sacramento da Ordem, Douglas e João Paulo testemunham a beleza de uma vocação que amadureceu entre a vida comunitária, o estudo, a missão e a oração.
Douglas Piccolo, CS: Eu era migrante e vós me acolheste (Mt 25, 35)
Natural de Guaraniaçu, Paraná, Douglas Piccolo nasceu em 6 de agosto de 1997, filho de Janir Piccolo e Julieta Sigolin Piccolo. Desde criança, aprendeu na vida simples do campo o valor da fé e da comunidade. Cresceu em Cascavel, nas comunidades de São João D’Oeste e Centralito, onde também deu seus primeiros passos vocacionais.
Em 2014, ingressou na Congregação dos Missionários de São Carlos – Scalabrinianos, no Seminário Menor de Passo Fundo, no Rio Grande do Sul. Ali começou a dar forma ao desejo de seguir mais de perto a Cristo Migrante, dedicando sua vida ao serviço da Igreja. Seguiram-se anos de estudo, amadurecimento e missão: o propedêutico em Jundiaí, São Paulo, os estudos filosóficos em Curitiba (PR, Brasil) e o noviciado em Porto Alegre (RS, Brasil), onde professou seus primeiros votos em 2020.
Sua caminhada missionária o levou a diferentes realidades: em Passo Fundo (RS, Brasil), onde serviu na animação vocacional; no Peru, onde viveu experiências nas Casas de Acolhida São João Batista Scalabrini, em Lima, e Santa Rosa de Lima, em Tacna; e em São Paulo (Brasil), onde professou seus votos perpétuos em 2024 e recebeu o diaconato em 2025.
Durante o diaconato, serviu na Basílica Menor Nossa Senhora da Boa Viagem, em São Bernardo do Campo (SP, Brasil), vivendo de perto o pastoreio junto ao povo de Deus.
João Paulo Buchinger, CS: “Estou no meio de vós como aquele que serve” (Lc 22, 27)
Nascido em 10 de agosto de 1997, em Cascavel, Paraná, João Paulo Buchinger é filho de Leosmar Buchinger e Roseli Lucia Pagno Buchinger e o caçula de três irmãos. A fé e o espírito de comunidade sempre fizeram parte de sua história, alimentados na convivência familiar e nas celebrações simples do distrito de São João D’Oeste.
Em 2014, assim como Douglas, ingressou no Seminário Menor Scalabriniano de Passo Fundo, onde iniciou sua caminhada vocacional. Fez o propedêutico em Jundiaí, estudou Filosofia em Curitiba e, em 2019, iniciou o noviciado em Porto Alegre, professando seus primeiros votos em 31 de maio de 2020.
Sua formação missionária também foi marcada por experiências pastorais significativas: o Recanto São Carlos e Seminário Menor de Guaporé (RS, Brasil) , a Casa de Acolhida Santa Rosa de Lima em Tacna, Peru, e a Missão Paz, na capital paulista (Brasil), onde conviveu com migrantes e refugiados de diferentes países.
Após professar os votos perpétuos em 2024 e ser ordenado diácono em junho de 2025, João Paulo passou a servir na Paróquia Nossa Senhora da Paz, em São Paulo.
A primeira Presidência Eucarística
Em clima de alegria e gratidão, os futuros presbíteros viverão um dos momentos mais marcantes de sua vocação: a celebração da primeira Presidência Eucarística.
A primeira Santa Missa presidida por João Paulo, ocorrerá no dia 21 de dezembro de 2025, às 10h, na Capela Nossa Senhora de Fátima, no Distrito São João D’Oeste, em Cascavel. Enquanto Douglas, presidirá sua primeira Celebração Eucarística na véspera do Natal, 24 de dezembro de 2025, às 19h, na Capela Nossa Senhora da Boa Viagem, na Comunidade Centralito, também em Cascavel.
Para a Congregação Scalabriniana, a ordenação presbiteral dos diáconos Douglas e João Paulo é um sinal de esperança e renovação vocacional. Jovens que cresceram nas mesmas comunidades e trilharam caminhos paralelos agora se unem mais uma vez, consagrando suas vidas ao serviço da Igreja e da mobilidade humana.
Texto: Vitor da Cruz Azevedo, setor de conteúdo do Departamento Regional de Comunicação.
Foto: Arquivo regional.




