
Inaugurado em 15 de novembro de 1995, o espaço foi idealizado para oferecer aos religiosos idosos um ambiente de fraternidade e descanso.
No próximo 15 de novembro de 2025, o Recanto Scalabrini, casa de repouso destinada aos missionários idosos da Congregação dos Missionários de São Carlos – Scalabrinianos, localizada em Jundiaí, São Paulo, Brasil, celebrará 30 anos de fundação.
Inaugurado em 15 de novembro de 1995, o espaço foi idealizado para oferecer aos religiosos mais idosos não apenas cuidados de saúde, mas também um ambiente de fraternidade, oração e descanso após anos dedicados ao serviço missionário.
O projeto começou a se concretizar em 1º de junho de 1995, com a bênção da pedra fundamental. Poucos meses depois, a casa foi oficialmente inaugurada, tornando-se referência no cuidado integral dos missionários que, após uma vida de trabalho pastoral junto aos migrantes, refugiados e marítimos.
A localização foi escolhida de forma estratégica. Jundiaí já abrigava importantes obras scalabrinianas, como a Paróquia Sagrado Coração de Jesus e a Casa de Formação São Joaquim. Além disso, a proximidade com a capital paulista e o acesso facilitado a serviços hospitalares, foram fatores determinantes para a instalação do Recanto.
Ao longo de três décadas, o local tornou-se também sinal de gratidão e testemunho. Um lar construído pelo espírito de comunhão e fraternidade, onde os que doaram a vida ao anúncio do Evangelho entre as pessoas em mobilidade encontram um local de descanso, sem deixar de ser presença e inspiração na caminhada dos novos missionários.
Texto: Vitor da Cruz Azevedo, setor de conteúdo do Departamento Regional de Comunicação.
Foto: Arquivo Regional.




