
Entre os dias 07 e 09 de novembro de 2023, a cidade de São Paulo foi palco da Assembleia dos Superiores Locais, evento que ocorre anualmente, como prevê o Diretório Regional da Congregação Scalabriniana, e tem como intuito fazer uma análise da realidade e verificar como está a organização, vida e a dinâmica das comunidades que fazem parte da Região Nossa Senhora Mãe dos Migrantes (RNSMM).
De acordo com o Superior Regional, Padre Alexandre Biolchi, CS, durante o encontro, os participantes também puderam vivenciar um momento de formação: “Tivemos como temas abordados no aspecto da formação, o papel do superior local como mediador da vida comunitária. Outro tema trabalhado foi a visão geral da nossa realidade enquanto missões nos sete países, a partir daquilo que foi também percebido durante as visitas fraternas, a partir do que é a vida consagrada, da realidade administrativa, da dimensão vocacional e da formação, a partir também da missão. Também refletimos sobre a realidade migratória e como é que nós podemos atender e responder aos desafios desta realidade migratória presente nos sete países onde nós estamos”, explica.
Além dos temas citados pelo Superior, os participantes também tiveram feedback com informações do Conselho de Congregação, que aconteceu no início do mês de outubro em Roma e, a partir dos debates, farão projetos para o futuro.
“O objetivo fundamental da Assembleia foi avaliar a caminhada, entender a realidade e projetar os próximos passos como Região, seja no âmbito interno da vida religiosa, da vida comunitária, seja no âmbito externo da missão, no serviço apostólico, aos migrantes, aos marítimos e refugiados”, completa.
O evento reuniu todos os superiores locais das comunidades e os representantes das residências nos sete países onde RNSMM está presente. De acordo com o Padre Mário José Zambiasi, que representou a comunidade de Manaus, o encontro foi uma oportunidade de reflexão a cerca da vida e missão dos Scalabrinianos presentes na Região.