Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria.
JUVES: UM JEITO DE SER!
A Juventude Scalabriniana (JUVES) é um movimento de jovens católicos que, seguindo os passos de Jesus Cristo, colocam-se nas pegadas de São João Batista Scalabrini, bispo e apóstolo dos migrantes. São jovens organizados das missões Scalabrinianas e de outras missões que buscam seguir o caminho do Senhor através da espiritualidade Scalabriniana.
O movimento surgiu em 1995, a partir da iniciativa de alguns padres em São Paulo, que a princípio pensavam em reunir apenas a juventude do Grande ABC, região em que pertenciam as suas respectivas paróquias de atuação. Contudo, o desejo de caminhar juntos de maneira organizada foi desenvolvendo-se a ponto de alcançar outras cidades do estado, além da juventude Scalabriniana presente no Rio de Janeiro, Paraná, Rio Grande do Sul e Brasília.
Os primeiros eventos caracterizavam-se como encontros de jovens que pertenciam a paróquias Scalabrinianas, no entanto, surgiu aos poucos a preocupação com a formação, espiritualidade e ação Scalabriniana. Passou-se da realização de um encontro anual isolado para a celebração de uma caminhada de diferentes grupos de jovens, que tinham o Carisma Scalabriniano como grande elo que os unia.
A JUVES tem como objetivo, iluminados pela palavra de Deus e a manifestação nos acontecimentos humanos, ajudar os jovens a viver, divulgar e testemunhar a espiritualidade Scalabriniana, tornando-se sinal de transformação e mantendo-se integrados em seus grupos, com base em suas particularidades.
Entre as muitas possibilidades de viver a espiritualidade cristã, a juventude Scalabriniana se esforça em “tornar-se migrante com os migrantes”, ou seja, de estar presente, em nome da Igreja, nas situações em que a acolhida, a comunhão, a universalidade, a fraternidade e a dignidade são um desafio permanente à fé e à solidariedade.
Esse jeito jovem de ser Scalabriniano é coordenado por equipes de assessores, ligados diretamente às Missões Scalabrinianas. A missão dos coordenadores é proporcionar aos grupos de jovens uma sensibilidade e um compromisso de servir e acolher os migrantes no local em que vivem. Para que esse objetivo aconteça, os assessores coordenam o andamento do Projeto Missionário que atua em 4 eixos diferentes: Espiritualidade, Formação, Ação e Comunicação, além de estruturar as metodologias que auxiliam os grupos de jovens das comunidades eclesiais.