
Em 2024, o Brasil registrou um aumento de 30% nas autorizações de trabalho para estrangeiros, em comparação com o ano anterior, e de 23% em relação a 2019, último ano antes da pandemia. Segundo dados da Coordenação Geral de Imigração Laboral, ligada à Secretaria Nacional de Justiça do Ministério da Justiça, o total de autorizações alcançou 37,3 mil, com mais de 40% dos trabalhadores sendo contratados pelos setores de óleo, gás e energia, principalmente as fontes renováveis.
A maior parte dos profissionais estrangeiros vem da China (7,82 mil), Filipinas (3,26 mil), Estados Unidos (2,46 mil), Reino Unido (1,92 mil) e Índia (1,85 mil). A maior concentração de vistos de trabalho está no Rio de Janeiro e em São Paulo, que juntas representam 84% dos registros.
O setor de energia, especialmente o solar, tem sido um dos principais responsáveis por atrair profissionais estrangeiros. A indústria petrolífera e de energia também se beneficiam da vinda de especialistas, com impacto significativo na modernização de refinarias, embarcações, plataformas de produção e no desenvolvimento de novas tecnologias.
Os vistos de trabalho no Brasil têm prazos variados, de acordo com a função e a empresa contratante, e geralmente são considerados temporários, podendo durar de alguns meses a alguns anos.
Texto: Vitor da Cruz Azevedo, Setor de Conteúdo do Departamento Regional de Comunicação.
Foto: Adobe Stock.