Brasil registra 1,8 milhão de estrangeiros e alta nas concessões de vistos em 2024

O Brasil conta atualmente com 1.862.042 estrangeiros, incluindo residentes permanentes e temporários, fronteiriços, refugiados e solicitantes de reconhecimento da condição de refugiado, conforme aponta o 8º Boletim da Migração no Brasil, divulgado pelo Departamento de Migração (DEMIG), ligado à Secretaria Nacional de Justiça (Senajus) do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), com dados de dezembro de 2024.

O levantamento indica também um aumento de 63% na média mensal de concessões de vistos no primeiro semestre de 2024, comparado ao mesmo período de 2023. Entre janeiro e junho de 2024, o Brasil concedeu 20.691 vistos, com uma média de 3.448 por mês, a maior desde 2015.

De acordo com o 8º Boletim da Migração no Brasil, 14.507 estrangeiros ingressaram no país em 2024 por meio de vistos de trabalho ou de investimento. O Brasil oferece um visto específico para profissionais altamente qualificados, com critérios que incluem formação acadêmica, experiência profissional e, em alguns casos, salário mínimo estipulado. O Visto de Trabalho para Profissionais Altamente Qualificados abrange áreas como tecnologia, engenharia e saúde, energias renováveis e a indústria automobilística.

O número de refugiados no Brasil em 2024 foi de 66.002, enquanto os solicitantes de reconhecimento da condição de refugiado somaram 69.168.

Entre os desafios enfrentados pelos imigrantes no Brasil estão a burocracia no processo de visto, barreiras linguísticas, reconhecimento de diplomas estrangeiros e adaptação à cultura corporativa. A modernização dos processos de imigração, no entanto, tem facilitado a integração desses imigrantes ao mercado de trabalho e à sociedade.


Texto: Vitor da Cruz Azevedo, Setor de Conteúdo do Departamento Regional de Comunicação.

Foto: Adobe Stock.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria.

Concordo