Celebração Eucarística marca comemoração de 25 anos do Stella Maris no Rio de Janeiro

O Stella Maris, apostolado da igreja no mar, existe desde 1920 no mundo e, no Rio de Janeiro, foi fundado em 1998 com a mesma missão: cuidar e orientar os marítimos, promovendo o seu bem-estar espiritual, moral e social.

Para celebrar os 25 anos de trabalho junto aos marinheiros na Cidade Maravilhosa, na manhã da quarta-feira, 05 de julho de 2023, ocorreu uma Celebração Eucarística, presidida pelo Arcebispo do Rio de Janeiro, Cardeal Orani João Tempesta, O.Cist.

Durante a missa, Dom Orani agradeceu o trabalho dos Scalabrinianos e de todas as pessoas que direta ou indiretamente colaboraram nas atividades realizadas durante esses anos: “Muita coisa mudou nesse tempo, mas o acolhimento, as questões sociais e o atendimento continuam”.

Orani também frizou que embora o Stella Maris seja um apostolado católico, os serviços são inter-religiosos e destinados a todos que precisam de suporte. Para ele, é uma oportunidade das pessoas encontrarem conforto e sentirem-se acolhidas enquanto estão longe de suas casas e famílias.

O Arcebispo ainda ressaltou que Stella Maris é um nome dedicado a Maria, chamada como Estrela do Mar: “Quando encontrarmos as dificuldades do mar da vida, olhemos para essa estrela, que nos leva a encontrar o porto seguro do carinho e da paz, Jesus Cristo”.

Na celebração, o Padre Samuel Fonseca Torres, também afirmou a importância do Stella Maris no Rio de Janeiro: “Quando eu cheguei aqui, o apostolado tinha apenas três anos e nós vivíamos uma realidade completamente diferente. É importante olharmos para o passado, para assim, podermos vivenciar o presente e pensar no futuro”, finalizou.

O APOSTOLADO

Atualmente, Stella Maris é a maior rede de visitantes de navios do planeta. No Brasil, além do Rio de Janeiro, existem outras duas casas de acolhimento Stella Maris, uma no Rio Grande do Sul e mais antiga do país, em Santos, fundada em 1970.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria.

Concordo