Chamados à missão: Noviços Scalabrinianos emitem Primeira Profissão Religiosa em Campos Novos

No último domingo, 1º de junho, os noviços Adrian Martinez Alegre, CS; Caíque Machado Correia, CS; e Thiago Walter Santos de Arruda, CS fizeram a Primeira Profissão Religiosa na Congregação dos Missionários de São Carlos – Scalabrinianos. A celebração ocorreu no Santuário Nossa Senhora Aparecida, em Campos Novos, Santa Catarina, Brasil, durante a Santa Missa presidida pelo Superior Regional da Região Nossa Senhora Mãe dos Migrantes (RNSMM), Pe. Alexandre De Nardi Biolchi, CS.

A cerimônia coincidiu com a memória litúrgica de São João Batista Scalabrini, Santo Fundador da Congregação, e com a Solenidade da Ascensão do Senhor. Em sua homilia, Pe. Alexandre destacou a espiritualidade da data e os 120 anos da morte de Scalabrini, ressaltando o sentido escatológico da vocação cristã. “Jesus subiu aos céus, não para afastar-se de nossa humildade, mas para dar a nós, membros do seu corpo, a confiança de um dia o seguirmos. Como diria São João Batista Scalabrini: ‘Somos todos peregrinos de uma pátria que não é terrena’, ou seja, é a Pátria Celestial, onde esperamos um dia chegar”, afirmou.

O Superior Regional sublinhou que a Ascensão do Senhor representa a vitória de Cristo e um chamado à perseverança na fé. “É um sinal para todos nós: a ressurreição e a vida eterna são promessas que devem guiar nosso caminho”, declarou.

Durante a celebração, Pe. Alexandre também fez memória às palavras do Papa Francisco, falecido em 21 de abril de 2025, durante o 16º Capítulo Geral dos Missionários de São Carlos, realizado em outubro de 2024. Na ocasião, o Pontífice afirmou: “O Carisma Scalabriniano está vivo na Igreja”.

“E a prova viva disso”, continuou, “é que muitos jovens no mundo inteiro continuam se unindo à nossa Congregação. Hoje, ao celebrarmos nosso Santo Fundador, 23 jovens professam sua Primeira Consagração Religiosa. Deus continua a chamar seu povo para a missão”, destacou.

Ao encerrar sua homilia, Pe. Alexandre evocou o ideal de santidade proposto por São João Batista Scalabrini, centrado na fidelidade cotidiana ao Evangelho. “Scalabrini nos ensinou que a verdadeira Santidade não está em dons extraordinários ou visões místicas, mas na fidelidade constante aos deveres do nosso estado de vida, por amor a Deus. É na vida simples, na vivência plena do Evangelho e no amor a Deus e ao próximo que se encontra o caminho da santidade”, afirmou.

“E é com essa esperança e confiança que hoje acolhemos com alegria Adrian, Caíque e Thiago em nossa família religiosa”, concluiu o Superior Regional.

Ingresso no Noviciado

Na mesma Celebração Eucarística, Hermon da Silva Ribeiro, Artur de Melo dos Santos e João Antônio Rocha Marques foram acolhidos para iniciarem o Noviciado na Congregação dos Missionários de São Carlos – Scalabrinianos.

O Noviciado é uma etapa essencial da vida religiosa. Trata-se de um tempo de iniciação mais profunda à vida consagrada, em que o noviço conhece mais de perto a vida da Congregação, assimila seu espírito, é formado na vivência dos conselhos evangélicos (pobreza, castidade e obediência) e discerne com maior clareza o chamado de Deus.

Durante o noviciado, que tem duração mínima de doze meses, os candidatos são acompanhados pelos padres formadores e vivem intensamente a oração, o silêncio, o trabalho e a vida fraterna, conforme as constituições da Congregação. Ao final desse período, caso estejam preparados e dispostos, os noviços podem emitir a Primeira Profissão Religiosa, assumindo temporariamente os votos de castidade, pobreza e obediência.

Confira também outra Profissão Religiosa realizada em junho de 2024, clicando aqui.


Texto: Vitor da Cruz Azevedo, Setor de Conteúdo do Departamento Regional de Comunicação.

Foto: Paróquia São João Batista, Campos Novos, Santa Catarina.