Chamados a ser faróis de esperança: Congregação Scalabriniana acolhe três novos membros que professam votos religiosos em perpétuo
Eucaristia realizada em São Paulo, foi presidida pelo Superior Regional, Pe. Alexandre de Nardi Biolchi, CS.

No último sábado, 8 de novembro, os Religiosos Scalabrinianos Jeovane Motta Boeira, Ortiz Carboni e Theophile Niyonsenga professaram em perpétuo os votos religiosos na Congregação dos Missionários de São Carlos – Scalabrinianos. A Celebração Eucarística, presidida pelo Pe. Alexandre De Nardi Biolchi, Superior Regional da Região Nossa Senhora Mãe dos Migrantes (RNSMM), aconteceu na Paróquia São João Batista Precursor e São João Batista Scalabrini, no bairro do Ipiranga, em São Paulo, Brasil.

Durante a homilia, Pe. Alexandre recordou o trecho do Evangelho de Lucas (18, 18-30) “Bom Mestre, que devo fazer para herdar a vida eterna?” e destacou que essa mesma pergunta, em algum momento, também foi feita pelos três jovens religiosos. “Eles a fizeram quando decidiram iniciar sua jornada vocacional e, mais recentemente, quando escolheram consagrar-se definitivamente ao Senhor”, afirmou.

O Superior Regional ressaltou que a entrega total é a expressão mais autêntica do amor na vida consagrada, e que essa atitude deve marcar todas as vocações. “Nossa vida de batizados é um caminho de entrega, portanto, um caminho de amor e de doação. Essa doação é vivida de forma especial por esses jovens que hoje se consagram a Deus para servi-lo nos irmãos migrantes, buscando acolher com ternura, proteger com coragem, promover com justiça e integrar com amor aqueles que são destinatários de nossa missão como família scalabriniana”, completou.

Encerrando a homilia, Pe. Alexandre destacou que os três religiosos são chamados a ser faróis de esperança em um mundo marcado pela desesperança. “Caros Jeovane, Ortiz e Theophile, o ‘sim’ de vocês hoje nos recorda, renova e reafirma também o nosso ‘sim’. Pois cada coirmão é memória viva da consagração do outro. É uma festa que celebramos hoje com o vosso ‘sim’. De alguma forma, já é uma antecipação do banquete celestial do qual desejamos participar um dia todos juntos”, concluiu.

Após a homilia, Jeovane, Ortiz e Theophile professaram em perpétuo os votos religiosos de pobreza, castidade e obediência, consagrando-se definitivamente a Deus e tornando-se membros da Congregação dos Missionários de São Carlos – Scalabrinianos.

Quer conhecer os três jovens religiosos? Assista ao videocast que apresenta suas histórias e trajetórias vocacionais, clique aqui para assistir.


Texto: Vitor da Cruz Azevedo, setor de conteúdo do Departamento Regional de Comunicação.

Foto: Arquivo pessoal.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria.

Concordo