
De 25 a 27 de julho, aconteceu o 22º Encontro Internacional da Juventude Scalabriniana, reunindo cerca de 500 jovens em Santa Rosa del Monday, Alto Paraná, Paraguai, sob o tema “Jovens, vocês são o agora de Deus” (frase do Papa Francisco, falecido em 21 de abril deste ano). O evento contou com a participação de jovens de diversas cidades do país e também do sul do Brasil.
“Esse é um evento realizado anualmente, entre os meses de julho e agosto, em alguma das Missões Scalabrinianas no Paraguai”, explica o Pe. Rosalino Gaona Benítez, CS, Assessor da Juventude Scalabriniana (Juves/Paraguai), organizadora do evento. Segundo ele, a proposta deste ano foi refletir sobre o legado do Papa Francisco, que destacou o protagonismo juvenil na Igreja.
“É um acontecimento muito importante para a nossa Congregação e para a Igreja no Paraguai, porque estamos sempre promovendo o carisma Scalabriniano de abrir as portas. E é isso que está acontecendo neste evento: os jovens são acolhidos por famílias que não os conhecem, mas, mesmo assim, os recebem de braços abertos”, completa o Missionário Scalabriniano.
Ao longo dos três dias de atividades, os participantes vivenciaram momentos intensos de formação, oração, partilha, além de apresentações culturais, shows e um momento especial de exposição e adoração ao Santíssimo Sacramento.
Para Wander Paulo Bracht, um dos coordenadores da Juves no Paraguai, o Encontro Internacional é uma oportunidade valiosa para fortalecer a identidade da juventude Scalabriniana e partilhar o carisma entre diferentes realidades. “É uma alegria imensa realizar este evento. Já participamos dele há 15 anos. É uma bênção ver tantos jovens reunidos em torno dessa missão e desse lindo carisma”, destaca Wander.
Além de reunir jovens de diferentes regiões, o evento também valorizou o protagonismo juvenil local. A organização e a condução das atividades contaram com o envolvimento direto da juventude da comunidade anfitriã. Andrielly Maria Kempf Nodari e Bárbara Luiza Schlinedwein Biondo, por exemplo, participam da Juves há alguns anos e atuam, há dois, como coordenadoras da equipe de monitores.
“Acreditamos que o evento é algo muito importante para a Congregação Scalabriniana, pois reúne muitos jovens que saem daqui querendo viver esse lindo carisma, e que também desperta muitas vocações”, afirma Bárbara.
Segundo Andrielly, a maioria das cidades que recebem o Encontro Internacional são locais com forte presença migratória, marcadas por fluxos de europeus e brasileiros que se estabeleceram ali há mais de 40 anos. “É muito significativo perceber que essas comunidades, formadas por pessoas que viveram a mobilidade humana, hoje acolhem um encontro que é também uma homenagem a São João Batista Scalabrini, padroeiro dos migrantes”, destaca.
Neste ano, o 22º Encontro Internacional contou ainda com a presença do Superior Regional da Região Nossa Senhora Mãe dos Migrantes (RNSMM), Pe. Alexandre De Nardi Biolchi, CS, que participou dos dois primeiros dias e ministrou uma palestra sobre a vida e missão de São João Batista Scalabrini. De acordo com Pe. Alexandre, encontros como este são fundamentais para o processo de acompanhamento e evangelização da juventude dentro do carisma Scalabriniano.
“A nossa família Scalabriniana é formada por padres e irmãos missionários, irmãs missionárias, missionárias seculares, leigos e, obviamente, os jovens. Por meio desses encontros e retiros, buscamos caminhar com eles, refletindo sobre a realidade do fenômeno migratório e somando forças no serviço às pessoas em mobilidade”, destacou.
O Superior Regional também ressaltou a importância dos jovens na construção de uma imagem positiva da migração na sociedade.
“A grande maioria dos jovens é descendente de migrantes”, pontua Pe. Alexandre. “Ou seja, a mobilidade humana os toca diretamente em suas histórias pessoais. E, como estão em um momento decisivo da vida, em busca de respostas e caminhos, oferecemos esses espaços para que possam discernir bem suas respectivas vocações.”
Mais do que um evento anual, o 22º Encontro Internacional da Juventude Scalabriniana reafirma o compromisso da Congregação dos Missionários de São Carlos com a evangelização das juventudes, o cultivo das vocações e a vivência concreta do Evangelho na mobilidade humana. Inspirados pelo exemplo de São João Batista Scalabrini e iluminados pelo legado do Papa Francisco, os jovens participantes voltam para suas comunidades como sinais vivos de esperança, com o coração inflamado pela missão e pelo desejo de construir pontes onde há muros.
Texto: Vitor da Cruz Azevedo, Setor de Conteúdo do Departamento Regional de Comunicação.
Fotos: Arquivo Regional da RNSMM.




