
O Complexo Cristo Protetor foi oficialmente inaugurado na manhã de domingo, 6 de abril, em Encantado, Rio Grande do Sul. Durante a cerimônia, foi realizada uma Santa Missa presidida pelo Cardeal Silvano Maria Tomasi, CS, enviado pelo Papa Francisco, e concelebrada pelo Arcebispo Dom Jaime Spengler, presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). A Eucaristia foi celebrada aos pés do monumento, reunindo aproximadamente 2 mil pessoas, entre fiéis, doadores e representantes políticos.
O Superior Geral da Congregação dos Missionários de São Carlos – Scalabrinianos, Padre Leonir Mário Chiarello, CS, também esteve presente, vindo diretamente de Roma para prestigiar a cerimônia.
Segundo informações do Portal G1, durante a celebração, foi lida uma mensagem do Papa Francisco, na qual o Sumo Pontífice destacou que "Essa majestosa obra, fruto da fé e da devoção de tantas pessoas, tornou-se desde a sua construção, em meio aos desafios da pandemia, um sinal eloquente do acolhimento e da esperança deste povo".
O complexo abriga a Capela São João Batista Scalabrini, inaugurada em setembro de 2024, em homenagem ao fundador dos Missionários de São Carlos. A capela possui um relicário com fragmentos dos restos mortais de Scalabrini, simbolizando a dedicação da Congregação ao acolhimento de migrantes.
A estátua do Cristo Protetor, com 43,5 metros de altura e envergadura de 36 metros, supera em tamanho o Cristo Redentor do Rio de Janeiro. A estrutura, feita de concreto armado e aço, pesa 1.712 toneladas e está situada sobre um pedestal de seis metros de altura. A mão direita contém um fragmento benzido pelo Papa Francisco em agosto de 2023.
O Complexo Cristo Protetor, além de ser um símbolo de fé e devoção, representa um marco para a comunidade local, atraindo peregrinos e turistas, e fortalecendo o Carsma Scalabriniano de acolher e promover a dignidade dos migrantes e refugiados.
Texto: Vitor da Cruz Azevedo, Setor de Conteúdo do Departamento Regional de Comunicação.
Foto: Divulgação Cristo Protetor.