Com presença de mais de 200 jovens, Juves RS promove 4º Encontro Internacional da Juventude Scalabriniana

Mais de 200 jovens participaram do 4º Encontro Internacional da Juventude Scalabriniana, realizado entre os dias 30 de maio e 1º de junho, em Guaporé, na Serra Gaúcha, Brasil. O evento teve como tema central a esperança, em sintonia com o Ano Jubilar proposto pela Igreja.

A programação teve início na sexta-feira (30), com uma abertura voltada à reflexão sobre o Jubileu. O Superior Regional da Região Nossa Senhora Mãe dos Migrantes (RNSMM), Pe. Alexandre De Nardi Biolchi, CS, conduziu uma palestra sobre São João Batista Scalabrini e a esperança.

No sábado pela manhã, os participantes assistiram formações e realizaram trabalhos em grupo. Pe. Adriano Pires, CS, Animador Espiritual do encontro, abordou o tema “Não perder a esperança no mundo de hoje”. Em seguida, Pe. Gustavo Predebon, do Setor Juventude da Diocese de Caxias do Sul, apresentou um panorama sobre as realidades enfrentadas pelos jovens na atualidade.

Durante a tarde, houve apresentações culturais com grupos do Paraguai, Caripaiguarás e Fradei Della Cucagna, que trouxeram expressões típicas das culturas paraguaia, italiana e gaúcha. Em seguida, foram realizadas “catequeses” em grupos, abordando temas como relacionamentos, autocuidado, redes sociais, escolhas de vida e serviço comunitário. Os momentos foram conduzidos por integrantes da Juventude Scalabriniana e incluíram partilhas, reflexões e dinâmicas.

A noite de sábado contou com um momento de espiritualidade conduzido por Giovane Suder, com o tema “A esperança que nos move”, seguido por um momento de Adoração ao Santíssimo Sacramento. Os jovens retornaram às famílias ao final das atividades.

No domingo (1º), a programação foi encerrada com a Santa Missa de envio na Igreja Matriz de Guaporé, seguida por um momento final no salão Bom Jesus. Os jovens participaram de uma reflexão intitulada “Esperançar: como levar e permanecer na esperança que construímos”. Em seguida, foi divulgado o calendário de atividades da Juves para o segundo semestre, com destaque para o Encontro no Paraguai em julho, a Jornada Diocesana da Juventude (JDJ) em outubro e a ScalaCup em novembro. Também foi lançada oficialmente a preparação para a Jornada Mundial da Juventude 2027, que será realizada na Coreia do Sul.

Os grupos presentes puderam ainda compartilhar suas iniciativas locais, reforçando a articulação e o compromisso da juventude scalabriniana com a missão junto aos migrantes, refugiados e itinerantes.

Leia também sobre o terceiro Retiro de Coordenadores realizado em Guaporé, clicando aqui.


Texto: Vitor da Cruz Azevedo, Setor de Conteúdo do Departamento Regional de Comunicação.

Foto: Arquivo Pessoal.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria.

Concordo