
O momento celebrativo foi marcado pela entronização da relíquia de primeiro grau de São João Batista Scalabrini no Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio.
No último domingo, 19 de outubro, a Congregação dos Missionários de São Carlos – Scalabrinianos e a Congregação das Irmãs Missionárias de São Carlos Borromeo – Scalabrinianas promoveram a 5ª Peregrinação Scalabriniana ao Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio, em Farroupilha, Rio Grande do Sul, Brasil. O evento reuniu mais de 400 participantes, entre religiosos, religiosas, seminaristas, jovens, leigos scalabrinianos e membros da comunidade local.

A programação teve início com a acolhida dos romeiros no auditório do Santuário, seguida por momentos de testemunhos, oração e adoração ao Santíssimo Sacramento.
“Este Santuário possui um lugar especial na história da nossa Congregação, pois aqui, no dia 17 de outubro de 1904, São João Batista Scalabrini celebrou a Eucaristia e realizou uma linda homilia sobre a Virgem Maria”, destacou o Pe. Joel Ferrari, CS, diretor da Rede de Comunicação Scalabriniana e um dos organizadores do evento.

Segundo o missionário, a peregrinação ao Santuário de Caravaggio é uma oportunidade significativa para fortalecer os laços entre os diversos ramos da Família Scalabriniana. “Em sintonia com o Jubileu da Esperança, nos reunimos para celebrar o nosso jubileu em um lugar que recebeu a presença de São João Batista Scalabrini, pai e fundador das Congregações Scalabrinianas”, acrescentou o Missionário Scalabriniano.
A Irmã Neusa Spagnol, MSCS, coordenadora da Pastoral do Colégio São Carlos e também organizadora da peregrinação, destacou o caráter celebrativo e espiritual do evento.
“Este ano, tão bonito e significativo, nos faz entrar em contato com a história de Scalabrini e com o Jubileu. Ao recordarmos nosso santo fundador, que pisou nesta terra, reacendemos em nós a chama da esperança, para que sejamos sinais de esperança no mundo da migração”, afirmou.

A passagem de São João Batista Scalabrini por Caravaggio
Em 09 de julho de 1904, São João Batista Scalabrini chegou ao Brasil, mais precisamente em São Paulo. Em 10 de setembro, o Santo Fundador chegou ao Rio Grande do Sul, e somente em 17 de outubro, visitou Farroupilha, onde a devoção a Nossa Senhora de Caravaggio já se consolidava entre os imigrantes italianos.

Durante sua passagem, celebrou a Eucaristia, rezou com os fiéis e visitou as famílias, reforçando a importância da fé e da comunidade como alicerces para enfrentar os desafios da vida no novo país.
O encontro de Scalabrini com os devotos de Caravaggio evidenciou seu cuidado pastoral singular. Ele incentivou a perseverança na oração, na devoção mariana e na vida comunitária, lembrando que a fé era um instrumento essencial para a construção de uma sociedade justa e solidária.

Para Leoci Chiarello, moradora de Serafina Corrêa, Rio Grande do Sul, participar da peregrinação foi uma oportunidade de renovar a fé e de aprofundar o conhecimento sobre o carisma scalabriniano. “A comunidade de Serafina Corrêa está aqui, presente neste espaço santo, com muita alegria e devoção a esse santo que protege e acompanha os migrantes”, afirmou.

Entronização da relíquia de Scalabrini no Santuário
Um dos momentos mais marcantes da 5ª Peregrinação Scalabriniana foi a entronização da relíquia de primeiro grau de São João Batista Scalabrini no Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio.

“Este é um momento muito importante para nós, enquanto Família Scalabriniana, no qual podemos rezar e agradecer o legado desse grande santo, tomando seu exemplo de acolhida aos migrantes como peregrinos de esperança. É um momento único, em que eternizamos a presença de São João Batista Scalabrini para todos aqueles que creem em sua intercessão”, ressaltou o Superior Regional da Região Nossa Senhora Mãe dos Migrantes (RNSMM), Pe. Alexandre De Nardi Biolchi, CS.

As relíquias de primeiro grau são aquelas que possuem contato direto com o corpo do santo, como fragmentos ósseos, sangue ou tecidos. Elas são consideradas sinais sagrados da presença do santo e expressam a comunhão espiritual entre os fiéis e aqueles que já participam da glória de Deus. No caso de São João Batista Scalabrini, sua relíquia é um fragmento de osso.

De acordo com o Pe. Adriano Pires, CS, responsável pela Animação Vocacional, a celebração também recordou um marco histórico: os 120 anos da passagem de São João Batista Scalabrini pelo Santuário de Caravaggio.
“Ao passar por este lugar, Scalabrini visitou aproximadamente 14 mil pessoas. Na ocasião, nosso santo fundador realizou um discurso aos migrantes italianos, enfatizando a importância de sua presença em terras brasileiras. E hoje, o mais importante é a permanência de sua relíquia neste Santuário. Ele que esteve fisicamente aqui, agora permanece como uma relíquia santa e sinal da graça de Deus para todos que por aqui passarem”, afirmou o sacerdote.

A 5ª Peregrinação Scalabriniana ao Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio foi encerrada com a Santa Missa, presidida pelo Bispo Emérito de Caxias do Sul, Dom Alessandro Carmelo Ruffinoni, CS, e concelebrada pelo Superior Regional da RNSMM e pelos padres scalabrinianos do Sul do Brasil.

Texto: Vitor da Cruz Azevedo, setor de conteúdo do Departamento Regional de Comunicação.
Fotos: Arquivo Regional.




