
O encerramento da Semana do Migrante reforçou o compromisso da Igreja com a acolhida, a proteção, a promoção e a integração das pessoas em situação de mobilidade humana
A Pastoral do Migrante do Rio de Janeiro participou, no dia 21 de junho, 12º Domingo do Tempo Comum, da Celebração Eucarística de encerramento da 41ª Semana do Migrante, realizada na Capela de Nossa Senhora Aparecida do Cristo Redentor, no Morro Corcovado. A Eucaristia foi presidida pelo Missionário Scalabriniano Pe. Vincent Nguyen Van Toan, CS, Diretor do Centro Stella Maris Scalabrinian Catholic Network – Rio de Janeiro.
A celebração reuniu agentes de pastoral e fiéis em um momento de ação de graças pelo caminho percorrido ao longo da Semana do Migrante, que neste ano teve como tema “Migração e Moradia” e lema “Eu não tenho onde morar!”.

Em sintonia com a proposta da campanha, a celebração reforçou o compromisso da Igreja com a acolhida, a proteção, a promoção e a integração das pessoas em situação de mobilidade humana. Durante a liturgia, foi destacada a dimensão evangélica da hospitalidade, recordando que o acolhimento ao migrante é também um encontro com o próprio Cristo presente nos mais vulneráveis.

Ao final da celebração, os participantes foram enviados em missão, com o compromisso de fortalecer uma cultura do encontro, da fraternidade e da solidariedade. A Pastoral do Migrante, junto aos Missionários Scalabrinianos presentes no Rio de Janeiro, reforçaram sua atuação com as comunidades, incentivando práticas de acolhimento e integração das pessoas em situação de mobilidade humana em todo o país.

Texto: Vitor da Cruz Azevedo, setor de conteúdo do Departamento Regional de Comunicação.
Fotos: Arquivo pessoal.




