Comemorações marcam um ano de Canonização de Scalabrini

A segunda-feira, 09 de outubro de 2023, foi especial para a comunidade Scalabriniana, pois celebramos o primeiro ano da Canonização de Scalabrini, ocorrida na mesma data no ano anterior, em Roma.

As comemorações tiveram início no domingo, 08 de outubro, quando a Família Scalabriniana se reuniu na Igreja Nossa Senhora da Paz, em São Paulo, para celebrar a missa de ação de graças recordando a data. Durante a procissão de entrada, uma família de migrantes levou a relíquia de Scalabrini. O santo fundador, ao longo de sua vida, conduziu muitos migrantes para Deus e agora foram filhos migrantes a carregá-lo até o altar. Um ato simbólico para a comunidade.

O Padre Paolo Parise, CS, em sua homilia, destacou que o carisma de Scalabrini continua se atualizando em seus Missionários e Missionárias: “Todos somos missionários, mas atuar como missionários é lembrar que a missão não é nossa, o dono é o Senhor, e nós estamos a serviço. Scalabrini foi o trabalhador da vinha que se colocou a serviço. Ele intuiu a ação do Espírito e se colocou a serviço. Nós somos chamados a continuar a intuição de Scalabrini e atuar em favor de todos os migrantes, de todas as nacionalidades, religiões e culturas”.

Na segunda-feira, as comemorações se estenderam. Desta vez, as residências religiosas, os leigos e colaboradores de regiões de Tacna, no Peru, e Arica, no Chile se reuniram para um almoço de partilha e celebração.

Durante o encontro em Tacna, cada participante expressou as suas impressões sobre as atividades que realiza e como se envolve com a pessoa e o carisma de Scalabrini na missão.

As comemorações também aconteceram no Seminário Scalabrini, sede que também conta com o Noviciado, a Casa São José e o Centro de Animação Vocacional de Passo Fundo, no Rio Grande do Sul. Em um momento de partilha, Sacerdotes, Scalabrinianos e irmãs Scalabrinianas, se reuniram para a Eucarístia seguida de um almoço festivo em comemoração ao primeiro ano da Canonização.

De acordo com o Pe. Adriano Pires, CS, que esteve na celebração, as irmãs Scalabrinianas e o Arcebispo de Passo Fundo, Dom Rodolfo Weber, também comemoraram a data ao lado dos residentes da Casa. Durante o momento, o Arcebispo trabalhou temas de comunhão e santificação, visando o sínodo dos Bispos e o Congresso de Espiritualidade que acontece em Roma até este sábado, 14 de outubro.

“Celebrar esta data é emoção, pois estamos em sintonia, principalmente com o Congresso de Espiritualidade. Celebrar, mesmo não estando fisicamente no evento, é fazer sintonia, principalmente através da fraternidade de uma comunidade local, irmãs religiosas e o sentido verdadeiro de Igreja, mostrando que somos família”, conclui o Pe. Adriano.

Estas comemorações expressam a importância de mantermos acesa a chama com os ensinamentos de São João Batista Scalabrini.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria.

Concordo