
A comunidade de Novo Mundo, em São Miguel do Iguaçu, Paraná, Brasil, realizou no último domingo, 6 de julho, a festa em honra ao fundador da Congregação dos Missionários de São Carlos – Scalabrinianos, São João Batista Scalabrini.
Segundo o Portal Costa Oeste News, o evento teve ampla participação popular e movimentou a comunidade local. A atividade integra o calendário de festas da região e tem como foco valorizar a memória de Scalabrini.

Padre Agostinho Betú, CS destacou o carisma da Congregação, responsável por assistir, integrar e auxiliar migrantes, refugiados e marítimos. “Há 150 anos, ele [São João Batista Scalabrini] viu italianos partindo para a América e sentiu o chamado de Deus para apoiá-los na fé e defendê-los”, afirmou o Missionário Scalabriniano.
De acordo com Pe. Agostinho, São Miguel do Iguaçu tem raízes na migração interna. “Esses migrantes foram os responsáveis por desbravar a região há 50, 60 ou 70 anos, vindo principalmente do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, e constituindo cerca de 80% da população inicial”, explicou o padre. Ele evidenciou o papel fundamental desses “desbravadores” para a formação da comunidade local.

O momento festivo foi uma maneira que a comunidade de Novo Mundo encontrou para honrar o legado de São João Batista Scalabrini e, também, reconhecer a contribuição contínua dos migrantes para a região.
Saiba mais sobre nosso Santo Fundador, clicando aqui.
Texto: Vitor da Cruz Azevedo – Setor de Conteúdo, Departamento Regional de Comunicação.
Fotos: Reprodução Costa Oeste News.




