
No domingo, 7 de julho de 2024, a comunidade venezuelana residente em Lima, no Peru, celebrou o aniversário da pátria e os 125 anos de consagração da Venezuela ao Santíssimo Sacramento. A celebração ocorreu na Paróquia Scalabriniana de Jesus Nazareno, em Cercado de Lima.
Na ocasião, foi feita a entronização, na Paróquia, da imagem da Virgem de Chiquinquirá (La Chinita), com a sua coroa e a sua liteira, doada por uma família migrante. Ela é a padroeira de Maracaibo, no estado de Zulia. Além disso, os devotos trouxeram e expuseram as imagens de Jesus Nazareno, da Virgem de Coromoto, da Virgem do Vale, da Virgem de Guadalupe, da Virgem do Socorro e a imagem e a relíquia do Beato José Gregório.
O Bispo Auxiliar de Lima, Dom Guillermo Cornejo, responsável pela pastoral social da Arquidiocese, da qual faz parte a Pastoral da Mobilidade Humana, esteve presente e presidiu à Eucaristia. Em sua homilia, ele incentivou os migrantes a serem profetas, a conservarem os seus valores e a integrarem-se no país. Também afirmou sentir-se em casa, pois viveu a sua infância e juventude na vizinha paróquia da Encarnação, e agradeceu a oportunidade de celebrar pela primeira vez na paróquia Jesus Nazareno, depois de ter sido eleito Bispo.
Após a missa, a procissão com o Santíssimo Sacramento teve lugar no átrio da igreja.
Para completar as festividades, terminada a celebração, a equipe paroquial ofereceu a todos os presentes um delicioso “pabellon”, prato típico venezuelano.