
Entre os dias 24 e 29 de março, em Roma, Itália, ocorre a formação dos Superiores Provinciais e Regionais da Congregação dos Missionários de São Carlos – Scalabrinianos que representam as Províncias São João Batista Scalabrini/ São Carlos Borromeo/ Santa Francisca Cabrini, e as Regiões Nossa Senhora Mãe dos Migrantes e São João Batista Scalabrini, além dos Vigários Regionais e membros da Direção Geral.
O Superior Regional da Região Nossa Senhora Mãe dos Migrantes (RNSMM), Padre Alexandre De Nardi Biolchi, explicou que, durante o 16º Capítulo Geral, realizado em outubro de 2024, foi decidido que os mandatos das Direções Regionais e Provinciais começariam simultaneamente. Com isso, todas as Regiões e Províncias da Congregação iniciaram um novo triênio no mês de março. “O objetivo da formação é otimizar a organização e a execução dos serviços prestados pelos Superiores Regionais e Provinciais junto aos seus Conselhos”, afirmou Pe. Alexandre.
Pe. Alexandre destacou que o evento tem sido um período de intenso estudo e atualização, fundamentado nos documentos da Igreja e da Congregação, especialmente na Regra de Vida. “Estamos vivendo um momento de reflexão profunda, buscando soluções e métodos de aprendizado para aprimorar o serviço de governo em benefício dos coirmãos e da missão”, ressaltou.
O Superior Regional também destacou que a formação tem proporcionado uma experiência enriquecedora, uma vez que todos os Superiores estão iniciando um novo triênio, o que abre possibilidades para projetos conjuntos nos próximos anos. “Este encontro nos permite colocar em prática o projeto missionário definido pelo Capítulo Geral de 2024, com duração até 2030”, apontou Pe. Alexandre Biolchi e ressaltou que a troca de experiências com os demais Superiores Provinciais e Regionais ajuda e motiva a busca pelo melhor trabalho em prol dos migrantes e refugiados.
Por fim, o Superior Regional da RNSMM mencionou que, aproveitando a estadia em Roma e a celebração jubilar da Igreja, “amanhã (29), iremos até a Basílica de São Pedro, no Vaticano, para passar pela Porta Santa do Ano Jubilar”.
Texto: Vitor da Cruz Azevedo, Setor de Conteúdo do Departamento Regional de Comunicação.
Foto: Arquivo Pessoal.