O Encontro Interinstitucional Scalabriniano da América Latina (EISAL) é a reunião de membros dos três institutos da Família Scalabriniana: os Missionários de São Carlos, as Irmãs Missionárias de São Carlos Borromeo e as Missionárias Seculares Scalabrinianas, e existe desde 1975.
São João Batista Scalabrini fundou a congregação dos Missionários em 1887 e as Irmãs Missionárias em 1895, juntamente com o Venerável Pe. José Marchetti e a Bem-aventurada Assunta Marchetti. As Missionárias foram fundadas em 1961, inspiradas no carisma scalabriniano.
Este encontro aconteceu no dia 24 de junho, em São Paulo, SP, e reuniu os membros de governo com o objetivo de retomar essa modalidade de reunião interrompida pela pandemia e pela reestruturação interna dos institutos.
Os Missionários passaram por um processo de unificação de três províncias e constituíram a Região Nossa Senhora Mãe dos Migrantes e as Missionárias fizeram o mesmo processo, unificando quatro províncias e constituindo a Província Maria Mãe dos Migrantes. Anteriormente, o EISAL reunia membros do governo de sete províncias e mais a coordenação regional das Missionárias Seculares.
Conforme explicou o Padre Evandro Antônio Cavalli, CS, secretário do evento: "A nova configuração interna das províncias levou a atualizar o regulamento do EISAL, que definiu dois tipos de encontros: nos anos impares, terá a participação apenas do superior e do vigário dos Padres, da superiora e da vigária das Irmãs e da coordenadora das Missionárias; nos anos pares, a participação é ampliada para os demais membros de governo e pessoas convidadas”.
O EISAL tem grande importância pois visa 'buscar linhas convergentes que fortaleçam a vivência e visibilidade do Carisma Scalabriniano entre todos os membros das Instituições Scalabrinianas, com sede na América Latina', como indica o objetivo geral definido no regulamento.
“Esse encontro foi marcado pela partilha do processo de reorganização interna, dos desafios e avanços dos três institutos e definiu algumas ações conjuntas, entre elas está a realização de um congresso de espiritualidade e missão”, afirmou o Pe. Evandro.