Nos dias 16 e 17 de outubro de 2023, Padres e leigos responsáveis pelos arquivos institucionais da Congregação Scalabriniana no mundo, estiveram em um encontro inédito em Roma, na Itália, que teve como intuito debater questões importantes que dizem respeito aos arquivos da Congregação Scalabriniana.
De acordo com o Pe. Evandro Antônio Cavalli, CS, que participou do encontro, os debates foram sobre a conservação, catalogação, harmonização e digitalização. “É a primeira vez que se toma a decisão de reunir as pessoas responsáveis pelos arquivos das sedes provinciais, regionais e geral. Cada Província e Região da Congregação tem sua forma de tratar os seus documentos, mas definir alguns elementos comuns se faz importante”, ressalta.
No final do encontro, os participantes decidiram elaborar um documento com orientações gerais de procedimento para os secretários e arquivistas, considerando sobretudo, a gestão do arquivo de Congregação e a transmissão para os sucessores. O Pe. Evandro ainda ressalta que ao ouvir os relatórios apresentados, percebeu como o material histórico da Congregação é abundante, valioso e precisa ser bem conservado.
“Na Região Nossa Senhora Mãe dos Migrantes (RNSMM) temos um grande trabalho a fazer: reunir os arquivos das três Províncias São José, São Pedro e São Paulo num único lugar e adequar-nos aos sistemas científicos de catalogação e conservação. As boas práticas de uns, servem de inspiração e modelo para outros”, conclui o Pe. Evandro.
O evento reuniu Padres e leigos responsáveis do Instituto Histórico Scalabriniano da própria Direção Geral (Roma), das três Províncias (Chicago, Nova Iorque, Sidnei) e duas Regiões da Congregação (Basileia, São Paulo).