Encontro fraterno de reflexão visa trazer benefícios aos migrantes

Sabendo dos desafios enfrentados pelos migrantes diariamente e que a chegada destes possui vantagens e desvantagens, a Fundação Scalabrini do Chile em parceria com o Instituto Católico Chileno de Migración (INCAMI) e a Fundação Konrad Adenauer se reuniram em um encontro fraterno para refletir, compartilhar, aprender e procurar melhores meios para enfrentar os problemas que surgem.

O intuito é refletir e analisar o trabalho a favor dos migrantes, com o objetivo de melhorar ainda mais os aspectos positivos e corrigir ou redirecionar possíveis limitações. Os integrantes dos grupos constataram que esta tarefa deveria ser uma missão de todos, tanto dos governos dos países de origem, trânsito e destino dos migrantes, como também das instituições e ONGS, comunidades locais e mesmo da própria população migrante.

Entre os desafios mais recorrentes apresentados estão: estigmatização dos migrantes pela população local, políticas governamentais ineficazes, abusos trabalhistas, adaptação ou inculturação tanto da população migrante como das pessoas locais, falta de informação segura e confiável, riscos de documentação falsificada e o fortalecimento das fronteiras geográficas, políticas e culturais, entre outros.

Como resposta, estão disponíveis várias estratégias, tais como a criação de espaços de convivência intercultural e de eventos culturais, novas políticas públicas de proteção dos migrantes, a igualdade de oportunidades como um dos direitos fundamentais, o registo de documentos pessoais para facilitar a identificação e garantir a confiabilidade, além de conseguir superar as fronteiras geográficas, políticas e culturais.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria.

Concordo