Encontro Microrregional no Peru, reúne Scalabrinianos para discutir missão e vida religiosa

Os Missionários Scalabrinianos, que atuam na Argentina, Bolívia, Chile, Peru e Uruguai, reuniram-se em Lima com a Direção Regional para discutir questões relacionadas à missão e à vida religiosa. O encontro contou com a participação do Pe. Isaldo Antônio Bettin, Conselheiro Geral do Secretariado da Missão, residente em Roma, na Itália.

A primeira parte da pauta foi dedicada à partilha das realidades de cada local de missão. Na sequência, foram abordados assuntos específicos sobre pastoral, animação vocacional, investimentos econômicos e gestão das obras missionárias. O debate se concentrou no projeto Scalabriniano no Peru, especialmente nas cidades de Lima e Tacna, com o objetivo de requalificar a presença da Congregação após 25 anos da abertura da primeira missão em Callao.

O Superior Regional, Pe. Alexandre Biolchi, destacou a importância do encontro microrregional, que proporcionou tempo para o compartilhamento da vida e da missão, além de possibilitar a interação fraternal entre os missionários que atuam em localidades distantes. O evento visou tratar de questões específicas de cada realidade, promovendo a reflexão, o discernimento e a busca de soluções em espírito de corresponsabilidade.

“O início da Missão Scalabriniana no Peru aconteceu no dia 15 de março de 2000, em Callao, e tinha quatro objetivos: presença no local de origem de emigrantes peruanos, atenção aos imigrantes na capital peruana, atuação na conferência episcopal, animação vocacional”, recordou o Pe. Isaldo, um dos pioneiros da missão no país.

O encontro foi concluído com uma celebração eucarística presidida pelo Núncio Apostólico, Dom Paolo Rocco Gualtieri, que, em sua homilia, enfatizou a importância da confiança e do compromisso missionário, convidando os Scalabrinianos a seguir o caminho da vida e a evitar o mal.


Texto: Pe. Evandro Antônio Cavalli, CS, Diretor do Departamento Regional de Comunicação.

Foto: Arquivo Regional da RNSMM.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria.

Concordo