![Festa solene marca comemoração dos 90 anos da Paróquia Nuestra Señora de La Merced Festa solene marca comemoração dos 90 anos da Paróquia Nuestra Señora de La Merced](https://scalabrinianos.com/wp-content/uploads/2023/09/2023-09-26_90-anos-da-paroquia-nuestra-senhora-de-la-merced-1035x550.png)
O domingo, 24 de setembro de 2023, foi especial para a comunidade Scalabriniana de La Mendieta, província de Jujuy, na Argentina, que celebraram os 90 anos da Paróquia Nuestra Señora de La Merced.
De acordo com o Pároco, Pe. José Renato Vendrúsculo, CS, a fundação da Paróquia ocorreu no dia 4 de junho de 1933, data em que celebram anualmente com uma missa: “No dia 24 de setembro deste ano realizamos a festa solene, pois em outubro de 2022 iniciou-se o ano jubilar e a cada dia 24 de cada mês, terminando no dia 24 de agosto de 2023, realizamos missas mensais em comemoração”, explica.
No marco dos 90 anos de fundação da Paróquia, a comunidade recebeu o Superior Regional da Região Nossa Senhora Mãe dos Migrantes (RNSMM), Pe. Alexandre Biolchi, CS, que presidiu uma missa ao lado do Pároco, na véspera da comemoração oficial.
No domingo, dia da Festa Patronal e 90º aniversário da criação da paróquia, o Bispo Diocesano, Dom Daniel Fernández, presidiu a Eucaristia de ação de graças, ladeado do Pároco, do Superior Regional e do Pe. Marcelo Churquina, Pároco de San Andrés em San Pedro, Colômbia.
O Pe. José Renato, ressalta que para a comemoração também idealizaram o projeto intitulado como "Reforma da casa de La Madre", que tem como meta reformar a Igreja, o salão paroquial e a casa paroquial: “Sabemos que é um projeto de longo prazo, porém já iniciamos as reformas e também a aquisição de uma imagem peregrina para sair da Igreja e visitar escolas, ruas, avenidas e capelas”.
A IGREJA
Segundo informações do Pe. José Renato, a Igreja em Jujuy é mais uma Igreja sacramentalista: “É uma diocese altamente Mariana. Maria está no centro da vida do povo. A Paróquia tem muitas grutas com suas diversas devoções aos santos e santas, existe catequese, celebrações eucarísticas, missas particulare e, também, assistência às famílais enlutadas. A Paróquia realiza um trabalho forte de uma Igreja em sinodalidade: procura viver a comunhão, participação e missão. Também dedica-se ao trabalho migratório com os migrantes sazonais que vem para colheitas”, conclui.