Fluxo migratório impulsiona mercado de trabalho e desenvolvimento em Chapecó

A cidade de Chapecó, em Santa Catarina, tem se destacado como um dos principais destinos para migrantes no Brasil, com um crescente fluxo migratório e impacto significativo no mercado de trabalho local. Em 2023, mais de 4.000 pessoas em deslocamento humano foram cadastradas na cidade, sendo 80% delas originárias da Venezuela. Esse movimento tem gerado efeitos positivos na economia, com cerca de 74% dos migrantes ingressando no mercado de trabalho.

De acordo com informações do portal ClicRDC, em termos de geração de empregos, Chapecó ocupa a terceira posição no Brasil, ficando atrás apenas de São Paulo, Curitiba e Caxias do Sul. No último ano, a cidade criou 5.172 novos postos de trabalho, com 40% dessas vagas preenchidas por trabalhadores venezuelanos, atendendo à demanda por mão de obra em diversos setores.

Além de sua contribuição para o mercado de trabalho, a chegada de imigrantes tem impulsionado o desenvolvimento de Chapecó, que se posiciona como um polo de oportunidades, oferecendo acesso a serviços públicos, educação e assistência social para as famílias recém-chegadas.


Texto: Vitor da Cruz Azevedo, Setor de Conteúdo do Departamento Regional de Comuniação.

Foto: Adobe Stock.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria.

Concordo