
Migrantes, missionários e fiéis de várias partes do mundo se encontrarão em Roma para dois dias de oração, encontro e momentos celebrativos
A Cidade do Vaticano será sede, nos dias 4 e 5 de outubro de 2025, do Jubileu dos Migrantes, celebrado em unidade com o Jubileu do Mundo Missionário. A programação prevê dois dias de encontros, celebrações e espiritualidade, com a presença do Papa Leão XIV.
De acordo com a página oficial do Jubileu 2025, no sábado (4), o evento terá início às 10h com a Audiência Jubilar na Praça de São Pedro. À tarde, das 14h às 17h, os participantes poderão realizar a peregrinação à Porta Santa, com a possibilidade de receber o Sacramento da Reconciliação.
Já no domingo (5), às 10h30, o Sumo Pontífice presidirá a Santa Missa na Praça de São Pedro. Na parte da tarde, das 15h às 19h, ocorrerá a Festa dos Povos, com o tema “Migrantes e Missionários de Esperança entre os Povos”. O encontro reunirá testemunhos, apresentações culturais e artísticas de migrantes, missionários e artistas vindos de diversas partes do mundo. A atividade será realizada nos Jardins do Castel Sant’Angelo, em Roma.
Em mensagem para a ocasião, o Papa Leão XIV destacou o papel dos migrantes como sinal de esperança no mundo atual: “Num mundo obscurecido por guerras e injustiças, mesmo onde tudo parece perdido, os migrantes e refugiados erguem-se como mensageiros de esperança. A sua coragem e tenacidade são testemunho heroico de uma fé que vê além do que os nossos olhos podem ver.”
Texto: Vitor da Cruz Azevedo, Setor de Conteúdo do Departamento Regional de Comunicação.
Foto: Divulgação Jubileu 2025.