Instituto Cristóvão Colombo inaugura exposição temporária em comemoração aos 130 anos de fundação
Iniciativa busca valorizar o legado de Pe. Marchetti e destacar a atuação do Instituto ao longo de sua história.

Na última sexta-feira, 3 de outubro, foi realizada a abertura da exposição temporária em comemoração aos 130 anos de fundação do Instituto Cristóvão Colombo (ICC). O evento contou com a presença de aproximadamente 70 pessoas, entre colaboradores do Instituto, membros da Sede Regional da Congregação dos Missionários de São Carlos, Irmãs Missionárias de São Carlos Borromeu – Scalabrinianas, Missionárias Scalabrinianas Seculares e representantes da sociedade civil.

O momento celebrativo teve início com a Santa Missa, em ação de graças pela abertura da exposição e em memória ao aniversário natalício do Venerável Padre José Marchetti, fundador do antigo Orfanato Cristóvão Colombo, hoje Instituto Cristóvão Colombo. A Eucaristia foi presidida pelo Pe. Antenor João Dalla Vecchia, CS, diretor do ICC.

“Celebrar os 130 anos do Instituto Cristóvão Colombo, mais do que uma data para constar em calendário de eventos, se apresenta como um resgate histórico, dando ênfase aos vários aspectos humanos, culturais e espirituais que, ao longo do tempo, marcaram a vida desta Instituição. As motivações que desde sempre foram o eixo norteador desta causa direcionada às crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade: proteção, cuidado, acolhimento e alegria, foram a base que fomentaram um permanente espírito de amor e solidariedade, contribuindo para a transformação de vidas.”, declarou Pe. Antenor.

De acordo com o Missionário Scalabriniano, a celebração traz presente e fortalece a identidade institucional e mantém viva a história de dedicação, fé e trabalho conduzida por tantos diretores que me precederam e em especial, no primeiro momento, pelo Padre José Marchetti. “Desde à convocação de São João Batista Scalabrini, Pe. Marchetti abraçou o desafio de acompanhar as levas de imigrantes italianos que por aqui buscavam a possibilidade de construir uma vida digna para suas famílias.”, completou

Após a celebração, os convidados foram conduzidos ao Museu do Instituto, onde puderam conhecer de forma mais detalhada a história da instituição, a vida e o legado do Pe. José Marchetti, assim como a missão da Congregação dos Missionários de São Carlos.


Texto: Vitor da Cruz Azevedo, setor de conteúdo do Departamento Regional de Comunicação.

Fotos: Arquivo Regional.