As obras da Congregação dos Missionários de São Carlos – Scalabrinianos no Peru, pela segunda vez, foram reconhecidas pela Organização das Nações Unidas (ONU) por suas boas práticas no trabalho de acompanhamento aos migrantes, refugiados e no empoderamento das comunidades anfitriãs.
Nos dias 16 e 17 de maio de 2024, o Padre Luiz Carlos Do Arte, CS, esteve no Panamá participando da 2ª Conferência Regional de Centros de Integração e Cocriação de Habitat - IntegrHa-Bitat com o grupo Cidade do Conhecimento.
Ele iniciou a apresentação partilhando a missão e visão da Congregação Scalabriniana, que consiste em reconhecer, salvaguardar e promover o bem-estar das pessoas em mobilidade humana, garantindo práticas que afetam as responsabilidades estatutárias orientadas pelos governos, bem como cumprir as melhores práticas e padrões internacionalmente aceitos para “ser um migrante com migrantes”.
Conforme o Pe. Luiz Carlos, a metodologia da Congregação Scalabriniana é participativa, portanto, é a pessoa que está no centro das ações e, a partir do Carisma e da Espiritualidade Scalabriniana, proporcionar a escuta ativa nas diversas áreas (social, psicológica e espiritual), a fim de identificar as necessidades e capacidades de cada pessoa.
“Os abrigos são pontos de referência para o atendimento e acompanhamento de migrantes e refugiados. Identificamos que isso ocorre em movimento “centrípeto e centrífugo”, ou seja, acolhemos as pessoas que chegam, acompanhamos no seu processo enquanto estão em nossas casas, bem como, a partir delas, vamos a outras comunidades, especialmente na cidade de Lima (capital do Peru), em áreas periféricas de Lima Norte e Lima Centro e na Diocese de Carabayllo. Saímos para encorajar, acompanhar e capacitar os migrantes em seu trabalho diário, especialmente as mulheres, que são 80% das pessoas que participam das nossas atividades, por isso, valorizamos as respostas já desenvolvidas no campo pastoral, ministramos oficinas de soft skills para fortalecimento pessoal e comunitário e fornecemos ferramentas de orientação sobre questões de regularização de imigração”, explica.
Durante sua apresentação, o Padre Luiz Carlos ressaltou ainda que, com o objetivo de ser uma resposta pastoral sustentável, que contribua para o desenvolvimento pessoal e comunitário, no Peru, eles trabalham em conjunto com comunidades religiosas, paróquias e pessoas de boa vontade que compreendem e abraçam o Carisma e a Espiritualidade Scalabriniana: “Este é um trabalho que requer um apoio próximo para fortalecer alianças e colaborações, a fim de reduzir lacunas e construir comunidades integradas que saibam superar o eu e o você, o nós e eles para formar um nós, como diz o Papa Francisco”.
Este apoio integral e integrado às pessoas é possível graças ao espírito de serviço assumido pelos colaboradores das nossas missões e à cooperação das diversas organizações que confiam no trabalho da Congregação e contribuem financiando diversas atividades.