Padre Miguel Longhi é empossado como novo Pároco da Paróquia São João Batista em Campos Novos

No último domingo, 11 de maio, a Paróquia São João Batista, em Campos Novos, Santa Catarina, acolheu com alegria o novo pároco, Padre Miguel Longhi, CS. A Celebração Eucarística foi presidida por Dom Frei Mário Marquez, Bispo Diocesano de Joaçaba, e concelebrada pelos Padres Scalabrinianos Hermes Perguer, Dominikus Ratu e Zelindo Ballen.

A Celebração foi acompanhada por fiéis, lideranças pastorais e representantes das comunidades que compõem a Paróquia.

Durante a homilia, baseada na liturgia do 4º Domingo da Páscoa — conhecido como Domingo do Bom Pastor — Dom Mário destacou a importância de uma liderança pastoral que acolhe e integra. “Precisamos incluir aqueles que se sentem excluídos. Os Apóstolos agiam como verdadeiros pastores, indo atrás da ovelha perdida e trazendo-a de volta ao convívio. Esse exemplo nos motiva a viver com fé e esperança, pois somos peregrinos de esperança, como nos lembra o Jubileu deste ano”, afirmou o Bispo.

Ele também enfatizou a coragem necessária para o pastoreio nos tempos atuais: “Devemos colocar toda nossa vida no colo de Jesus, o Bom Pastor. O Bom Pastor não tem medo do lobo; ele o enfrenta e defende suas ovelhas. O Evangelho nos traz a voz do Bom Pastor. Ouvir essa voz é identificar-se com Ele, seguir seus ensinamentos e seu pastoreio, é ser parte do seu rebanho”.

Ao final de sua fala, Dom Frei Mário Marquez pediu que os presentes rezassem pelos Sacerdotes da Igreja e, de forma especial, pelo Pe. Miguel que assume como o pastor da Paróquia São João Batista. “Rezemos por todos os nossos pastores, e rezemos, pedindo a Deus por novos pastores, pois o nosso trabalho é grande e precisamos de novos operários”, concluiu.

Padre Miguel Longhi, CS, é natural de Rondinha, no Rio Grande do Sul, nasceu em 24 de outubro de 1958, fez seus primeiros votos em 20 de janeiro de 1979 e foi ordenado sacerdote em 15 de janeiro de 1989. Sua formação teológica ocorreu na antiga Província São Paulo, onde também iniciou seu ministério. Atuou por dois anos em Londrina, onde fundou o Centro Pastoral do Migrante, e em Curitiba, dedicando-se à formação de Seminaristas e exercendo a função de reitor do Seminário Filosófico.

Em fevereiro de 2015, assumiu a Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, em Sarandi, Rio Grande do Sul, onde permaneceu por 10 anos e 4 meses. Durante sua gestão, coordenou e promoveu iniciativas voltadas à integração e ao fortalecimento da fé entre os leigos da comunidade.

A chegada de Pe. Miguel Longhi marca um novo capítulo na história da Paróquia São João Batista, reafirmando o compromisso com uma Igreja em saída, próxima dos migrantes e dos mais necessitados.


Texto: Vitor da Cruz Azevedo, Setor de Conteúdo do Departamento de Regional de Comunicação.

Foto: Arquivo Pessoal.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria.

Concordo