
Padre Paolo Parise, CS, representando a Missão Paz, concedeu uma entrevista ao programa "Você e a Lei", da SPT Television/SIC Portugal, mostrando o trabalho desenvolvido em apoio aos migrantes e refugiados que chegam à cidade de São Paulo.
Durante a entrevista, o Pe. Paolo ressaltou diversas iniciativas realizadas pelos Scalabrinianos, voltadas para a integração social e bem-estar dos migrantes, como aulas de português, assistência com documentação, atendimento médico e jurídico, além do encaminhamento para cursos profissionalizantes, entre outras ações.
A Missão Paz visa também integrar os migrantes entre si, entre conacionais e com pessoas de outras nações e etnias. "Oferecemos espaços para que as comunidades possam se encontrar, discutir suas pautas ou celebrar suas festas", afirmou o Pe. Paolo.
A reportagem também abordou a Casa do Migrante, um importante centro de acolhimento da Missão Paz, que tem capacidade para atender até 110 migrantes. "Normalmente, recebemos entre 14 e 16 nacionalidades ao mesmo tempo. Assim, podemos afirmar que é um espaço de encontro de línguas, culturas e religiões. Neste ambiente, as pessoas têm acesso a um lugar para dormir, se alimentar, lavar suas roupas e realizar outras atividades", completou Pe. Paolo Parise.
Com mais de 80 anos de trabalho ao lado dos migrantes, a Missão Paz é uma instituição vinculada aos Missionários de São Carlos – Scalabrinianos, que atua na cidade de São Paulo em prol dos migrantes, refugiados e pessoas em situação de vulnerabilidade. Em sua missão, busca promover a integração social, religiosa, cultural e econômica dos migrantes e refugiados, oferecendo uma série de serviços e apoio em áreas essenciais como saúde, educação, documentação e emprego. Além disso, é um espaço de valorização, cultivo e prática da fé e da religiosidade de cada povo, em especial, da fé cristã.
Texto: Vitor da Cruz Azevedo, Setor de Conteúdo do Departamento Regional de Comunicação.
Foto: Missão Paz.